Marinha desenvolve dispositivo emissor de radiação para combater o coronavírus

0
1346
Dispositivo de radiação UV-C desenvolvido pelo CTecCFN (Imagem: Marinha do Brasil)

Desde março de 2020, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) atua nas ações de combate à Covid-19. A interação entre sua vertente de Ciência e Tecnologia e o seu setor industrial possibilitou o desenvolvimento e otimização de diversos produtos empregados no combate à pandemia.

Utilizando-se o Laboratório 3D, por exemplo, foi possível a produção de 1.950 máscaras faciais do tipo face shield e de 22 dispositivos de intubação endotraqueal. Uma unidade de produção fabril estabelecida nas instalações daquele Centro viabilizou a produção de cerca de 120.000 máscaras descartáveis do tipo TNT. Foram produzidos, ainda, 30 kits hospitalares (escada, suporte de soro, biombo e cama hospitalar) para mobiliar, caso necessário, hospitais de campanha; além de 39 caixas de acrílicos para uso em ambientes hospitalares, de forma a evitar a contaminação dos profissionais de saúde.

Recentemente, em outubro de 2020, com o objetivo de agregar mais esforços na batalha contra a Covid-19, o CTecCFN em parceria com o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (CDefNBQR-MB) confeccionou um protótipo de dispositivo emissor de radiação do tipo UV-C com atividade contra cepas de coronavírus. A eficácia foi comprovada por meio de ensaios in vitro, realizados pelo Laboratório de Virologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNICAMP), alcançando entre 99% e 99,99% de inibição de partículas virais.

O desenvolvimento do dispositivo UV-C representa mais uma ferramenta a ser utilizada pela Marinha em prol da Família Naval e da sociedade brasileira no combate à Covid-19.

Fonte: Marinha do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here