Marinha anuncia desativação do submarino Timbira

No dia de ontem, 22 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Nº  37/MB/MD, do dia 17, em o Submarino Timbira (S32) dá baixa do serviço ativo da armada, após 27 anos de serviço na Marina do Brasil.

O Timbira, o terceiro submarino da classe Tupi (IKL-209), foi construído no estaleiro Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), lançado ao mar em janeiro de 1996 e incorporado em dezembro de 1996. Foi o terceiro navio da MB a receber esse nome.

Sua desativação decorre da entrada em operação da nova classe Riachuelo (Scorpène S-BR), cujo primeiro foi incorporado no dia 1º de setembro passado e que terão mais três entrando em serviço nos próximos anos.

Atualmente a Força de Submarinos da MB conta com três submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio e Tapajó), um da classe Tikuna (IKL-209 modificado) e um da classe Riachuelo.

Esta Portaria, assinada pelo comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entra em vigor no próximo dia 28, quando a Força iniciará os processos de alienação do seu casco.

Fotos: Marinha do Brasil

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL