Marinha anuncia desativação do submarino Timbira

No dia de ontem, 22 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Nº  37/MB/MD, do dia 17, em o Submarino Timbira (S32) dá baixa do serviço ativo da armada, após 27 anos de serviço na Marina do Brasil.

O Timbira, o terceiro submarino da classe Tupi (IKL-209), foi construído no estaleiro Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), lançado ao mar em janeiro de 1996 e incorporado em dezembro de 1996. Foi o terceiro navio da MB a receber esse nome.

Sua desativação decorre da entrada em operação da nova classe Riachuelo (Scorpène S-BR), cujo primeiro foi incorporado no dia 1º de setembro passado e que terão mais três entrando em serviço nos próximos anos.

Atualmente a Força de Submarinos da MB conta com três submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio e Tapajó), um da classe Tikuna (IKL-209 modificado) e um da classe Riachuelo.

Esta Portaria, assinada pelo comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entra em vigor no próximo dia 28, quando a Força iniciará os processos de alienação do seu casco.

Fotos: Marinha do Brasil

COMPARTILHE

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *