Mão Amiga: Forças Armadas auxiliam o combate aos incêndios no Pantanal

4
1209
Primeiro lançamento de água do Hércules, na manhã desta segunda-feira (27), em foco de incêndios e queimadas no Pantanal (Foto FAB)

Desde o final de semana, militares da Marinha (MB), Exército (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), coordenados pelo Ministério da Defesa (MD), se juntaram as equipes locais dos Bombeiros, Policia Militar e outros órgãos ambientais, no combate aos inúmeros incêndios que assolam a Região do Pantanal Matogrossense.

As Forças Armadas prontamente responderam ao pedido de ajuda com o envio de cindo aeronaves: os helicópteros UH-12 Esquilo (matrícula N-7063) e UH-15 Super Cougar (N-7107), da MB, o HM-1 Pantera (EB-2023), do EB, e o H-60L Black Hawk (FAB-8904), e um cargueiro C-130H Hercules (FAB-2477), especialmente adaptado para combate a incêndios florestais, ambos da FAB.

HM-1 Pantera levando os Brigadistas para combater os incêndios em regiões de dificil acesso (Foto MD)

Os helicópteros UH-15 Super Cougar, HM-1 Pantera e H-60L Black Hawk estão sendo utilizados no reconhecimento e levantamento dos pontos de incêndio e no transporte de Brigadistas a áreas de difícil acesso.

O UH-12 Esquilo além funções de reconhecimento e transporte, também está atuando no combate direto ao incêndio, com um “bambi bucket”, um dispositivo de combate a incêndios que permite aos operadores dessas aeronaves chegarem mais perto de incêndios e despejar água ou espuma de supressão ao fogo de forma mais precisa.

Helicóptero da Marinha lança água sobre os incêndios localizados em frente a orla portuária de Corumbá e Ladário (Foto 6º DN)

Já o C-130H Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT),  Esquadrão Gordo, está operando a partir da Ala 5, Base Aérea de Campo Grande, munido do sistema de combate a incêndio “Modular Airbone Fire Fighting System” (MAFFS), que permite que a aeronave “bombardeie” as áreas em chamas com até 12 mil litros de água ou espuma, em cada sobrevoo, e começou suas operações já nessa segunda feira, dia 27/7, com dois voos de combate a incêndio.

O C-130H Hércules com o sistema MAFFS, sendo preparado para mais uma surtida na ALA 5 (Foto FAB)

 

Operação Pantanal

No último sábado, dia 25/07, após a solicitação do Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, começou a Operação Pantanal, com as aeronaves já realizando três voos de reconhecimento, sendo o primeiro no entorno das cidades de Corumbá e Ladário, ambas em Mato Grosso do Sul.

Em seguida, as Forças Armadas apoiaram o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul e o IBAMA em os voos que combateram focos de incêndio na Estrada da Codraza e em Baia Negra, além do norte do Porto Geral de Corumbá e na Volta do Arancuã.

O MD atendeu à solicitação recebida na noite de sexta-feira passada, dia 24/07, do Governador do Mato Grosso do Sul que decretou também estado de emergência. Para a execução da operação, foi estabelecido um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval (6º DN), na cidade de Ladário (MS).

Centro de Coordenação no Comando da Operação Pantanal, no 6º DN (Foto MD)

O MD também está coordenando diversas ações de militares de nossas Forças Armadas no combate a incêndios que ocorrendo em vários pontos do território Nacional, sendo amplamente divulgado a atuação na Serra da Mantiqueira, divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Resgate de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Serra da Mantiqueira (Foto MB)

4 Comentários

  1. Este C130 matricula 2477 é o mesmo que esteve no combate ao queimada na serra da nantiqueira Sp dia 23/07/20.

    Kc390 kd vc?
    Brasil precisa desta aeronaves!!! olha como é estrategico e o valor deste equipamentos para.
    Oportunidade para o MD vender o peixei para a CREDEN e não travar a verba.

  2. E também esteve dia 17/06/20
    Na operação covi19 Boa Vista RR
    Fiquei Curioso em saber as horas de vôos restantes das células C130 da FAB..
    Vão ralar mito até chegar umas 12 células do KC390

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here