MÃO AMIGA: Exército no apoio à população quando é necessário

2
1073

Em decorrência do enorme numero de emergências climáticas que assolam o Brasil deste o final do ano passado, o Exército Brasileiro vem atuando em apoio à Defesa Civil por boa parte do País, iniciando suas ações no início em dezembro e algumas ainda seguem em andamento nos locais atingidos.

Segue um pequeno resumo destas atividades:

Minas Gerais

No Estado de Minas Gerais, a atuação ocorre em apoio à população afetada por enchentes, em uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), empregando militares, viaturas especializadas e embarcações pneumáticas em Jequitibá, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Estado.

O Exército também atuou entre os dias 6 e 8 de janeiro em Três Corações, onde foi prestado apoio logístico à prefeitura municipal da cidade na remoção de famílias em áreas de risco devido ao aumento do leito do Rio Verde, localizado no sul do Estado.

Entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, o 55º Batalhão de Infantaria (55º BI), sediado em Montes Claros (MG), atendeu à solicitação do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) e prestou apoio logístico (de material e pessoal), empregando militares e viaturas nos municípios de Salinas e Rio Pardo de Minas.

Região Norte

Nos Estados do Pará, do Maranhão e de Tocantins, o Comando Militar do Norte (CMN), por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) atua devido à cheia do Rio Tocantins. Ao todo, são empregadas 21 viaturas, sendo cinco embarcações, em apoio à retirada da população residente em áreas de risco e na preparação, no transporte e na distribuição de cestas básicas. Até o momento, 524 famílias foram assistidas e mais de 1,5 mil kits de alimentos foram distribuídos.

Região Sul

No dia 11 de janeiro de 2022, o 9° Batalhão Logístico (9° B Log) foi acionado, junto com Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município de Santiago (RS), para conter incêndio em uma área próxima à cidade.

Em Mafra (SC), integrantes do 5° Regimento de Carros de Combate (5° RCC) participaram da distribuição de telhas para as famílias atingidas pelas fortes chuvas de granizo em 26 de dezembro de 2021. O temporal deixou cerca de 800 casas total ou parcialmente destruídas.

 

Além disso, no final de 2020, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) e a 6ª Região Militar (6ª RM) realizaram Operação Jucuruçu, com  cerca de 400 militares, com helicópteros e viaturas especializadas, para apoiar à população dos municípios do Sul do Estado da Bahia afetados pelas intensas chuvas.

As ações são um esforço conjunto da Força com órgãos estaduais e municipais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Com informações e imagens do Centro de Comunicação Social do Exército

2 Comentários

  1. Boa tarde Senhores camaradas do Tecnodefesa!

    Parabéns Bastos Jr e demais editores do canal!

    Eu os saúdo pelo magnífico trabalho de divulgação das ACISO de nossas FFAA. Tive a honra de participar em muitas delas em meus mais de dez anos de serviço no corpo de saúde do EB.

    Ainda que a imprensa “marrom” não divulgue estes feitos cívicos, os Senhores os honram.

    E acima de tudo, as milhares de famílias brasileiras assistidas e acolhidas em meio a estas tragédias, jamais esquecerão o que lhes foi feito e com que abnegação foi realizado.

    Parabéns aos Senhores, parabéns as FFAA, parabéns ao nosso povo guerreiro e tenaz.

    Tenho certeza que seremos ainda mais fortes e maiores que nossas mazelas!

    CM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here