Mais seis CAESAR entregues à Estônia

Aurélio GiansiracusaAres Osservatorio Difesa (*)

As Forças de Defesa da Estônia anunciaram que receberam mais seis sistemas de artilharia autopropulsada CAESAR, que serão usados pelo Regimento de Artilharia operando sob o comando da Divisão Estoniana. 

O CAESAR (Camion Equipé d’un Système d’Artillerie) Mk1 é um sistema de artilharia de 155mm e 52 calibres, produzido pela KNDS France e que permite que as unidades se reposicionem rapidamente em longas distâncias e ataquem alvos dentro de um raio de 38,5 km sem munição adicional.

Está equipado com sistemas de navegação inercial (INS) e controle de tiro totalmente digital e é operado por uma equipe de cinco militares, que são transportados dentro de uma cabine blindada que fornece proteção contra projéteis de pequeno calibre e fragmentos de artilharia. A automação do sistema, mantendo uma simplicidade suficiente, permite treinar as equipes em poucas semanas, e seu amplo uso em vários países garante suporte logístico de longo prazo e disponibilidade de peças de reposição.

Os primeiros seis sistemas de armas chegaram à Estônia no início do ano e a primeira bateria do 3º Batalhão de Artilharia foi treinada com a ajuda de recrutas. A segunda bateria de artilharia foi reabastecida com reservistas em julho deste ano, quando um campo de treinamento foi montado para ela.

No ano passado, o Centro Estoniano de Investimento em Defesa (RKIK) assinou contratos com a Agência Francesa de Compras de Defesa (“Direction Générale de  l’Armement” – DGA) e a empresa KNDS FR para a compra de 12 sistemas de artilharia autopropulsada CAESAR. O contrato permitirá a compra de viaturas adicionais no futuro e inclui o fornecimento de veículos autopropelidos, peças de reposição e treinamento inicial para pessoal.

A Estônia optou pela versão Mk 1 do CAESAR, a que já está em uso no Armée de Terre e no Exército Ucraniano, porque está em produção e disponível rapidamente.

O Exército Estoniano capacitando seus recrutas para operar o CAESAR em fevereiro deste ano

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *