Mais Guarani no Nordeste

Ontem, dia 07 de dezembro, ocorreu a cerimônia de recebimento oficial e batismo das duas primeiras viaturas blindadas de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), o “Regimento Piragibe”, aquartelado na cidade de Bayex (PB).

A solenidade foi presidida pelo comandante Militar do Nordeste, general de exército Richard Fernandez Nunes, e contou com a presença do general de divisão Vinicius Ferreira Martinelli, comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), do general de brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), e dos “eternos comandantes”, o general de brigada veterano Moreno, o coronel veterano Pedro Arnóbio e coronel veterano Almério, ex-comandantes do “Regimento Piragibe”.

A Formatura culminou com o batismo dos Blindados, tendo p general Richard batizando o “Bayeux” e o general Martinelli o “Santa Rita”, em homenagem aos municípios paraibanos que acolhem o Regimento ao longo dos seus 50 anos de criação.

As duas viaturas Guarani estão equipadas com sistema de armas remotamente controlados (SARC) REMAX, foram recebidas no dia 27 de novembro. Uma terceira teve a entrega simbólica efetuada na fábrica da IVECO, durante a cerimônia da 500ª viatura ao Exército, realizada na fábrica da Iveco, tendo sua entrega sido feita pelo próprio comandante do Exército, general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao comandante do 16º RC Mec, coronel Hildebrando Balbino de Andrade.

O 16º RC Mec é a segunda organização militar do Comando Militar do Nordeste (CMNE) a receber as viaturas Guarani. A primeira foi o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (10º Esqd C Mec), “Esquadrão Forte das Cinco Pontas, de Recife (PE), em 01 de julho deste ano.

Com informações e imagens da Comunicação Social do CMNE

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

5 respostas

  1. Paulo têm um cronograma da implantação da viatura na região norte? Roraima, Amapa, Acre, Para e Amazonas. Parabéns pela materia.

    1. Em breve matérias sobre a chegada dos Guaranis nas OM’s do Comando Militar do Norte e da Amazônia 😉

  2. Paulo Bastos o exercíto tem condições financeiras e necessidade de 1400 Guarani ou vai ter que negociar o contrato novamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE