Mais dois helicópteros para a Amazônia Oriental

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN) recebeu oficialmente duas aeronaves modelo HM-1A Pantera.

A solenidade que marcou o batismo dos novos helicópteros foi realizada na Base Aérea de Belém (BABE) e deu início à Semana do Exército, em Belém.

O general de exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, comandante Militar do Norte, presidiu a cerimônia e saudou os tripulantes dos helicópteros. “É uma grande satisfação estarmos aqui hoje recebendo duas aeronaves que oficialmente se integram ao nosso Destacamento. São aeronaves de médio porte que ajudam não só nas missões operacionais como as de apoio à nossa sociedade”, afirmou o general.

Capaz de transportar até dez militares e dois pilotos, as aeronaves chegam para reforçar as capacidades do Dst Av Ex na Amazônia Oriental. Os novos meios estão aptos a atuar no transporte de tropas, nas ações de busca e salvamento em cenário terrestre, no ressuprimento aéreo, entre outras missões de combate e apoio logístico.

O tenente-coronel Everaldo Ribeiro Ramos, comandante do Dst Av Ex/CMN, destacou a importância das novas capacidades. “A chegada dos Panteras veio para disponibilizar mais meios aéreos para cumprir as missões na Amazônia Oriental”, finalizou.

Fonte: Comando Militar do Norte

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Assim como aconteceu no VBC Cav, o Exército terá a seu dispor um sistema de artilharia considerado o “estado da...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um novo...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

Comentários

2 respostas

  1. Local sensivel para a segurança do território brasileiro, precisa de equipamentos de dissuação adequados para o combate ao tráfico de ilícitos e exploração predatória.
    É de parabenizar o alto comondo das forças de defesa que vem adequando as prioridades de acordo com a nova realidade.

  2. Pensando na mesma estratégia que os EUA empregaram no Vietnã de utilizar os helicópteros como maior meio de deslocar tropas na selva, o que temos na Amazõnia seria o suficiente para deslocarmos quantas brigadas? Existe brigada aeromóvel de selva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL