Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)
O Exército Italiano (EI) está se preparando para uma profunda transformação de seus veículos blindados, resultado da colaboração entre Leonardo e Rheinmetall. A atenção está voltada tanto para o desenvolvimento de um novo carro de combate (“main battle tank” – MBT) baseado no sistema Panther, quanto para a renovação da frota de viaturas blindadas de combate de fuzileiros (“infantry fighting vehicle” – IFV), em referência ao programa Armoured Infantry Combat System (AICS).
Durante sua apresentação, a viatura Lynx, retirado da linha de produção húngara, foi apresentada no campo de provas Nettuno, em Roma, sendo e submetido a uma série de testes que destacaram seu potencial para uso futuro na Itália.
LEONARDO E RHEINMETALL
O nascimento da “joint venture” Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV) representa um momento-chave no fortalecimento da indústria de defesa italiana. Durante o evento, o coronel Paolo Ambrosanio ilustrou as capacidades do centro de testes da em Nettuno, enquanto David Höder, presidente designado da Rheinmetall para a JV, confirmou o acordo de compartilhamento de trabalho entre as duas entidades e Laurent Sissmann, CEO designado da Leonardo para a JV, ilustrou as etapas necessárias para o estabelecimento da RTI e empresa.
A solução encontrada prevê uma divisão equitativa dos contratos entre Leonardo e Rheinmetall, com uma subcontratação adicional à Rheinmetall Italia por aproximadamente 10% do valor total, garantindo assim um impacto econômico e de emprego significativo no território italiano.
Para agilizar o processo burocrático e comercial, está prevista a criação nos próximos dias de um agrupamento empresarial temporário (AET), que atuará como intermediário entre o Ministério da Defesa e a equipe industrial, permitindo o início da fase de oferta para a solicitação de proposta relacionada.
O PROGRAMA AICS E O LYNX
O programa AICS, fortemente baseado na plataforma modular Lynx, prevê a aquisição de até 1.050 unidades, distribuídas em uma série de fases:
- Fase Operacional Urgente (UOR): Prevê a entrega inicial de cinco Lynx na configuração húngara, posteriormente equipados com a torre Leonardo HITFIST 30 (torre na foto acima montada no casco de um Centauro). As interfaces gráficas e os manuais serão traduzidos do húngaro para o italiano;
- Preenchimento de lacunas: Produção de 11 Lynx com a torre já integrada, para preencher lacunas operacionais;
- AICS Fase I: Desenvolvimento de protótipos para todas as variantes solicitadas pelo Exército, acompanhado da construção de um demonstrador estático e seis protótipos destinados ao processo de validação e verificação; e
- AICS Fase II: Contrato para a produção em série de todas as variantes.
Entre as variantes planejadas, destacam-se cinco configurações principais, entre elas:
- Viatura blindada de combate de infantaria (VBC Fuz), armada com o novo canhão Leonardo X-Gun, de 30x173mm;
- Carro de combate leve (“medium main battle tank” – MMBT), equipado com a torre Leonardo HITFACT com um canhão de 120mm;
- Versão de defesa aérea, com possibilidade de empregar a torre Skyranger 30; e
- Versão porta-morteiro.
O NOVO CARRO DE COMBATE
Paralelamente ao programa AICS, está em andamento o desenvolvimento do novo MBT, que terá a produção de 132 carros de combate baseados na plataforma Panther, integráveis em quatro configurações e completados por aproximadamente 140 veículos especializados (lança-ponte, recuperador e engenharia). O projeto inclui fases de desenvolvimento, prototipagem e serialização, com as entregas das primeiras viaturas especializadas já planejadas para 2027.
A produção será distribuída entre a Alemanha e a Itália, enquanto a fabricação dos cascos seguirá um modelo binacional, a produção dos canhões de 120mm terá uma parte significativa realizada na Itália, graças aos investimentos da Leonardo destinados a aumentar a capacidade de produção de seus planta em La Spezia. Neste cenário, a especialização italiana se concentrará em componentes chaves como o conjunto motor/transmissão (“powerpack”), sistemas de proteção passiva, aquisição de alvos, sistema de controle de fogo e o comando e controle (C2D/N EVO C4I), garantindo a “italianização” do produto final.
Durante as sessões de testes, a viatura Lynx foi submetida a rigorosos testes balísticos e de mobilidade.
Os testes incluíram disparos do armamento principal, o canhão Rheinmetall MK30-2 de 30x173mm, e do secundário, a metralhadora de 12,7x99mm, tanto de posições estáticas quanto em movimento.
Também foram testados a munição ABM (“air burst munition”) KETF e o sistema de ocultação do Lynx, projetado para reduzir a visibilidade do veículo tanto óptica quanto infravermelha. Essas operações confirmaram a confiabilidade e o alto desempenho do sistema, colocando-o como uma solução competitiva no mercado internacional.
OBJETIVO DE EXPORTAÇÃO
O complexo programa conjunto prevê a entrega total de 1.347 veículos, incluindo 272 MBT e 1.050 veículos AICS, com um estoque adicional de 16 unidades Lynx na configuração UOR.
Além de responder às necessidades operacionais do Exército Italiano, o projeto abre perspectivas interessantes de exportação: em particular, as variantes de tanques leves e de defesa aérea podem atrair o interesse de diversos países (N.E.: como o Brasil), expandindo o mercado potencial para cerca de 700 milhões de unidades ao longo de um período de 10 anos.
O novo programa da LRMV representa um passo decisivo na modernização das forças blindadas italianas, com forte impacto tanto no campo operacional quanto no industrial. A colaboração entre Leonardo e Rheinmetall não apenas fortalece as capacidades de defesa nacional, mas também estabelece as bases para a competitividade internacional que pode se traduzir em oportunidades significativas de exportação.
Imagens: LRMV (apresentação), Ares Difesa
Tradução e adaptação: Paulo Bastos
(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.