Livro trata sobre os aspectos dos óculos que permitem enxergar através da escuridão

0
425

Nos últimos anos, numa proporção cada vez maior, a aviação brasileira tem assistido a um aumento nos voos utilizando os óculos de visão noturna por parte das suas tripulações.

Indispensável em qualquer cenário tático operacional moderno, o sistema ampliou os aspectos da segurança de voo e proporcionou a consciência situacional das tripulações, sendo um multiplicador na eficiência da atividade de diversas organizações aéreas.

Presentes na rotina das Forças Armadas brasileiras desde meados da década de 1990, estando consolidados em termos operacionais e doutrinários, os óculos de visão noturna têm sido adotados por várias forças de segurança pública que buscam ampliar a capacidade de atendimento das polícias, aumentar a segurança de voo e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

“Mas ao mesmo tempo em que oferece uma série de vantagens, o voo com esse sistema apresenta características e particularidades únicas que devem ser compreendidas e aplicadas para se alcançar a eficiência nas operações aéreas. Apesar da sua importância, o tema é pouco abordado em literaturas ao redor do mundo, principalmente no Brasil, que até hoje não possuía uma publicação dedicada aos óculos de visão noturna”, explica Thiago A. S. Fatorelli, piloto militar de helicópteros, piloto experimental de ensaios em voo e instrutor. O autor conta com mais de 3.300 horas de voo, sendo 2.900 em organizações militares, 600 horas com óculos de visão noturna e 400 em missões tipicamente militares.

Para suprir essa necessidade, Thiago Fatorelli lançou-se ao desafio de trazer o tema para a mesa de discussão, num texto didático e ricamente ilustrado, com a obra O Voo com Night Vision Goggles – Conceitos Gerais, inaugurando uma série de três títulos inéditos lançados pela Hunter Press.

“A partir de 2008 me envolvi na formação e treinamento de tripulações militares para colocar em prática e aperfeiçoar a técnica com visão noturna. As principais fontes foram obtidas em intercâmbios nas forças armadas norte-americanas e francesas, além de artigos e trabalhos acadêmicos. Mas percebi que as técnicas e doutrinas desses países apresentavam diferenças entre si. Esse trabalho é o resultado de uma série de testes e análises efetivando uma adequação ao cenário brasileiro”, completa.

Experiente piloto militar e de ensaios em voo, além de ser instrutor e com diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, Fatorelli conta com vasta experiência em missões operacionais, de instrução, testes e ensaios em voo, com uso de armamentos e em situações de emprego real no Brasil e no exterior. Os próximos títulos relacionados ao tema serão O Voo com Night Vision Goggles – Formação de Recursos Humanos e O Voo com Night Vision Goggles – Critérios de Validação e Certificação.

 

O Voo com Night Vision Goggles – Conceitos Gerais

Autor: Thiago Alexandre Fatorelli

Capa semirrígida, 144 páginas, colorido

ISBN: 978-65-993789-0-4

Editora: Hunter Press Comunicação

Mais informações em www.hellitech.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here