Leonardo fornecerá helicópteros AW149 às Forças Armadas polonesas

6
1690

No dia de hoje, dia 01 de julho, ocorreu à assinatura do contrato de fornecimento de 32 helicópteros multifunção AW149 entre o Ministério da Defesa polonês e a empresa PZL-Świdnik, subsidiária polonesa da Leonardo. O valor do contrato está avaliado em € 1,76 bilhão e inclui pacotes de logística, treinamento e simulador e suas entregas serão feitas no período 2023-2029.

Este contrato engloba estoque de peças sobressalentes e consumíveis, além de equipamentos para apoio em terra dos helicópteros, treinamento abrangente de pilotos e pessoal técnico e entrega de um conjunto de simuladores avançados e equipamentos de treinamento.

Os novos helicópteros serão destinados á missões que incluem transporte de tropas, apoio aéreo. Suas configurações, atendendo plenamente aos requisitos das Forças Armadas da Polônia, também incluirá, entre outros, sistemas de observação, armas pequenas, foguetes e mísseis guiados/não guiados e sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e configuração do helicóptero, pode ser instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero.

Equipamentos especiais permitirão a sua utilização na evacuação de vítimas, busca e salvamento em operações de combate e no transporte de mercadorias e mantimentos.

Atuando como contratante principal, a PZL-Świdnik terá uma linha de produção local para esses novos helicópteros, com a Leonardo investindo nas suas polonesas, além dos cerca de € 1 bilhão já investidos desde 2010, o que fortaleceu significativamente a competitividade e suas capacidades industriais.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: “O contrato assinado hoje é uma continuação do cumprimento de nossas promessas à Polônia em relação ao compromisso de Leonardo com o desenvolvimento da fábrica de helicópteros e a cadeia de abastecimento polaca em benefício da indústria polaca. Ao reforçar a nossa posição no mercado estratégico polaco, como fornecedor de tecnologia de defesa moderna, estamos orgulhosos de contribuir para o constante aumento da segurança da nação polonesa, e para fortalecer as capacidades industriais que são fundamentais para a resiliência e soberania do país”.

Com informações e imagens da Leonardo

 

6 Comentários

  1. Para as forças armadas polonesas esse helicóptero será mais do que necessário, ainda mais agora depois da burrada de “doar” metade da sua frota de MBT’s pra Ucrânia (dos quais segundo os próprios poloneses, mais de 80% já foi destruido ou posto fora de serviço por falta de manutenção/dano), que alejou, literalmente a troco de NADA seu exército. Qual tipo de raciocínio bizarro o presidente da Polônia deve ter para tomar uma decisão dessas ? Ele sabia q nunca q a russia iria invadir a Polônia e começar a 3 guerra, também sabia que a Polônia quebrada do jeito que está não tem nem como custear aquisição de mais blindados a exceção dos M1 que eles adquiriram (vamos ver se vão conseguir manter)….

    • Eles tem o Tio Sam para defende-los e ao fazer isso obrigou os políticos compra tanques e IFV novos e sem atraso (!)

    • Caro,

      Justamente… A aquisição dos carros M1 encerra a necessidade de se manter o excedente da era soviética.

      A seguir, doar os carros mostra o comprometimento da Polônia com a aliança ocidental.

      E por fim… A Polônia ficou ocupada de 1939 a 1991 por forças invasoras da Alemanha e da Rússia, e antes disso teve curta vida independente, sempre sob ameaça da… Rússia…

      Em suma, eles tem motivo pra não confiar…

  2. Bom dia Paulo:
    Já que o assunto é helicóptero,
    e a pergunta foge da matéria, se vc tiver um tempo de responder ou algum frequentador do site eu agradeço.
    O EB tem um sonho em adquirir helicópteros de ataque, o lynx não atenderia esse requisito pelas suas características e já ser operado pela MB?
    Sei que helicóptero de ataque tem uma característica diferente por ser exclusivamente uma plataforma de armas.
    O lynx é um dos helicópteros mais rápidos e manobráveis que existem e pode ser configurado para ataque,além de poder transportar uma fração de tropas.
    Não sou especialista, apenas um entusiasta.
    Abraço e bom dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here