Leonardo expande oferta de sensores para indústria naval

0
334

A Leonardo anunciou a aquisição de 30% de participação no capital de ações da GEM elettronica, empresa italiana especializada na produção de radares 3D de pequenas e médias proporções, sensores eletro-óticos e sistema inercial para segmentos marítimo, aéreo e terrestre. A mudança fortalecerá o posicionamento de mercado da Leonardo no campo da eletrônica naval, particularmente no segmento de sensores de curto e médio alcance, que será capaz de expandir e diversificar sua oferta e melhorar a engenharia, produção e marketing dos produtos em faixas diferentes daquelas de seu portfólio.

A GEM opera em um nicho de mercado complementar ao da Leonardo, ofertando sistemas competitivos como radar de navegação e de monitoramento costeiro, equipamento eletro-ótico e giroscópios de fibra ótica. A empresa também atua no mercado de vigilância marítima e costeira. Ademais, a companhia possui capacidade de produzir componentes fundamentais para os produtos da Leonardo como radar eletrônico especializado.

Além de adquirir 30%, a Leonardo assinou um acordo comercial e industrial com a companhia, que permitirá que as empresas desenvolvam sinergias onde a experiência específica da GEM se alinha com os negócios de Leonardo, incluindo atividades conjuntas de marketing e projetos de pesquisa e desenvolvimento. As áreas de colaboração incluirão o domínio naval / marítimo, infraestrutura crítica e aplicações para plataformas terrestres.

A GEM elettronica possui cerca de 130 colaboradores, tendo quase que a totalidade de sua produção sendo desenvolvida “in-house”. Presente nos mercados civil e militar, a companhia possui presença dentro e fora da Itália, ja trabalhando em colaboração com grandes players do mercado italiano e internacional, tem atuado como um fornecedor para a Leonardo em inúmeros projetos, incluindo colaborações no programa FREMM e no projeto de modernização da frota da Marinha Italiana, conhecido como “Lei Naval”.

Pelo acordo, a Leonardo poderá aumentar sua participação no capital social da GEM e adquirir o controle da empresa por meio de opção de compra que poderá ser exercida em 2024. A parceria visa fortalecer capacidades para aumentar a competitividade no longo prazo, na linha com o plano estratégico de Leonardo “Be Tomorrow – Leonardo 2030”.

Fonte: Leonardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here