Em uma cerimônia em seu campus da Filadélfia, a Leonardo entregou oficialmente o primeiro helicóptero de treinamento TH-73A para a US Navy (Marinha dos EUA), na manhã de 10 de junho. A cerimônia contou com a presença do vice-almirante Kenneth Whitesell, comandante das Forças Aéreas Navais e Comandante da Frota da Força Aérea Naval do Pacífico dos EUA, contra-Almirante Gregory Harris, diretor da Divisão de Guerra Aérea (N98), e a capitã Holly Shoger, gerente do Programa Naval de Sistemas de Treinamento de Voo de Graduação, Gian Piero Cutillo, diretor-gerente da Leonardo Helicopters, e membros de delegações locais, estaduais e federais eleitas.
A exigência total é de 130 aeronaves com entrega até 2024. O contrato inicial de preço fixo de US$ 177 milhões concedido em 2020 previa a produção e entrega de 32 helicópteros TH-73A, sobressalentes iniciais, suporte, equipamentos dedicados, além de serviços específicos de piloto e manutenção. Em novembro de 2020, o Departamento de Defesa dos EUA exerceu opções para adicionar 36 aeronaves em um contrato de preço de US$ 171 milhões.
“O evento de hoje é um marco significativo para a Leonardo, marcando nosso esforço e compromisso crescentes em nos tornarmos não apenas um fornecedor, mas um parceiro e ativo estratégico para os Estados Unidos em vários setores”, disse Alessandro Profumo, CEO da Leonardo. “Estamos orgulhosos de ser um parceiro fundamental para o futuro da defesa dos EUA.”
O TH-73A está substituindo a antiga frota de TH-57B/C Sea Rangers e servirá como a primeira aeronave de treinamento para milhares de alunos da base aeronaval Whiting Field, em Milton, Flórida, onde são treinados todos os alunos pilotos de helicópteros da Marinha, Fuzileiros Navais e da Guarda Costeira junto com várias nações aliadas da OTAN. Para apoiar esta nova frota, a Leonardo anunciou a construção de um novo centro de apoio de helicópteros de quase 10.000 m2 no Whiting Aviation Park, localizado junto à pista da base para manutenção e reparos imediatos e contínuos, com inovações esperadas para dezembro de 2021.
O TH-73A, com base na variante certificada para voos por instrumentos (“Instrument Flight Rules” – IFR) do AW119Kx, é perfeitamente adequado para voos de treinamento inicial, mas também é capaz de treinamento avançado. Com um motor Pratt & Whitney PT-6 potente e confiável, sistemas duplos de segurança e hidráulicos e aviônica digital avançada da Genesys Aerosystems, o TH-73 pode realizar todas as manobras do programa de treinamento da US Navy para uma transição perfeita das manobras básicas para o treinamento operacional avançado. O Sistema Avançado de Treinamento de Helicópteros modernizará a tecnologia de treinamento, passando do analógico para o digital, e é fabricado para atender estudantes de aviação até 2050 ou mais.
Fonte: Leonardo