Leonardo e Rheinmetall anunciam o primeiro contrato de fornecimento de blindados para o Exército Italiano

A “joint venture” Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), constituída pelas empresas Leonardo e Rheinmetall, anunciou que foi contemplada com o primeiro contrato de fornecimento de 21 viaturas de combate para o programa A2CS, do Exército Italiano EI), com a entrega do primeiro prevista para o final de 2025.

“Esta primeira encomenda conjunta, após a decisão de criar uma joint venture entre a Rheinmetall e a Leonardo, é um marco importante. Ela aproxima as duas empresas, bem como dois dos maiores países da Europa. A cooperação deixou de ser opcional – é a própria essência da nossa soberania estratégica europeia”, disse David Hoeder, presidente executivo LRMV.

As 21 viaturas blindadas de combate sobre lagartas a serem fornecidas são cinco Lynx KF-41, da Rheinmetall, equipadas com torre Lance, seguidos por 16 recém-configurados equipados a torre HITFIST, da Leonardo, ambas equipadas com um canhão de 30x173mm. O acordo também inclui a modernização de toda a frota para esta última configuração, além de 30 veículos opcionais adicionais e sistemas de treinamento e simulação para melhor capacitar as tripulações. Trata-se de veículos de última geração totalmente digitalizados, baseados na fusão das melhores tecnologias disponíveis no mercado e capazes de operar de forma interoperável em um contexto multidomínio.

O fornecimento está inserido no âmbito do programa A2CS (Army Armoured Combat System), originalmente denominado AICS (Armoured Infantry Combat System), que envolve a aquisição total de 1.050 veículos de combate blindados e que, juntamente com o programa do Tanque de Batalha Principal, renovará a frota de veículos pesados ​​do Exército Italiano.

O Panter e o Lynx comporão a força blindada do Exército Italiano na próxima década


Fonte: Leonardo

COMPARTILHE

Respostas de 2

  1. Bom dia eu já participei de muitas manobras e exercícios com os primeiros que chegaram no Brasil no campo de gericino em 2002 e também pegamos a mudança do m 41 para o leopardo 3rcc junto com o 1rcc e o começo do cibi só saudades uma arma muito importante para combater um abraço a todos e ferro e aço fogo e balaço Brasil

  2. Na minha humilde opinião, acredito que o melhor para o EB(e o CFN, que também está na procura de novos blindados) será uma plataforma de um por todos e todos por um.
    Um veículo bem equipado e modular, que sirva para MMBT, IFV e outras especialidades, num só veículo.
    Sei que muitos vão reclamar, que não é pra irmos de carro de combate médio, mas sim, de MBT Puro sangue. Discussão que ainda vai longe. Mas olhando pelo lado de custo, já se tem uma ótima opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *