A “joint venture” Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), constituída pelas empresas Leonardo e Rheinmetall, anunciou que foi contemplada com o primeiro contrato de fornecimento de 21 viaturas de combate para o programa A2CS, do Exército Italiano EI), com a entrega do primeiro prevista para o final de 2025.
“Esta primeira encomenda conjunta, após a decisão de criar uma joint venture entre a Rheinmetall e a Leonardo, é um marco importante. Ela aproxima as duas empresas, bem como dois dos maiores países da Europa. A cooperação deixou de ser opcional – é a própria essência da nossa soberania estratégica europeia”, disse David Hoeder, presidente executivo LRMV.
As 21 viaturas blindadas de combate sobre lagartas a serem fornecidas são cinco Lynx KF-41, da Rheinmetall, equipadas com torre Lance, seguidos por 16 recém-configurados equipados a torre HITFIST, da Leonardo, ambas equipadas com um canhão de 30x173mm. O acordo também inclui a modernização de toda a frota para esta última configuração, além de 30 veículos opcionais adicionais e sistemas de treinamento e simulação para melhor capacitar as tripulações. Trata-se de veículos de última geração totalmente digitalizados, baseados na fusão das melhores tecnologias disponíveis no mercado e capazes de operar de forma interoperável em um contexto multidomínio.
O fornecimento está inserido no âmbito do programa A2CS (Army Armoured Combat System), originalmente denominado AICS (Armoured Infantry Combat System), que envolve a aquisição total de 1.050 veículos de combate blindados e que, juntamente com o programa do Tanque de Batalha Principal, renovará a frota de veículos pesados do Exército Italiano.

Fonte: Leonardo
Respostas de 2
Bom dia eu já participei de muitas manobras e exercícios com os primeiros que chegaram no Brasil no campo de gericino em 2002 e também pegamos a mudança do m 41 para o leopardo 3rcc junto com o 1rcc e o começo do cibi só saudades uma arma muito importante para combater um abraço a todos e ferro e aço fogo e balaço Brasil
Na minha humilde opinião, acredito que o melhor para o EB(e o CFN, que também está na procura de novos blindados) será uma plataforma de um por todos e todos por um.
Um veículo bem equipado e modular, que sirva para MMBT, IFV e outras especialidades, num só veículo.
Sei que muitos vão reclamar, que não é pra irmos de carro de combate médio, mas sim, de MBT Puro sangue. Discussão que ainda vai longe. Mas olhando pelo lado de custo, já se tem uma ótima opção!