Lançado o Navio-Patrulha Tenente Petrucci para a Guardia di Finanza da Itália

0
891

Em 26 de janeiro de último, o estaleiro Effebi lançou o Navio-Patrulha Costeira Tenente Petrucci, que será entregue, em breve, para a Guardia di Finanza.

Com 44m de comprimento, 8,60m de largura e tripulação de 23 pessoas, pode acomodar até 150 pessoas a bordo durante operações de resgate e realizar combate a incêndio.

Sua propulsão consiste em quatro motores MTU 16V2000M96L de 1939kW a 2450rpm, com 45 nós de velocidade e alcance de 700 milhas.

O Tenente Petrucci foi construído utilizando parte dos recursos disponibilizados pela European Border and Coast Guard Agency, Frontex, organismo criado em 2016 com o objetivo de prestar assistência aos países da União Europeia na aplicação das normas comunitárias em matéria de controle de fronteiras externas e de reenvio de imigrantes ilegais para os seus países de origem.

A Guardia di Finanza, por sua vez, é uma instituição criada em 1774 e integrada ao Ministério da Economia e da Finança. Sendo militarizada, seu objetivo é o de executar ações de polícia e de investigação contra o crime financeiro, coibir o contrabando de mercadorias a ajudar no combate ao contrabando de drogas e armas.

A nova embarcação vai ajudar nesse sentido. Construída no estaleiro da Effebi em Massa-Avenza, foi transportada para Viareggio para seu lançamento oficial.

A cerimônia aconteceu na presença do Comandante-Geral da Guadia, General Giuseppe Zafarana; do Comando Aeronaval Central, General Michele Carbone; da madinha do navio, sra. Clelia Catalucci, sobrinha do Tenente Petrucci; da família Balducci e das autoridades civis, religiosas e militares.

A equipe da divisão, comandada pelo Chefe de Operações da Divisão Militar, Fábio Bonaccorsi, também participou do evento.

O ponto alto foi a bênção do navio, seguido da tradicional quebra da garrafa pela madrinha.

“Hoje, alguns meses após a entrega de um barco de propulsão híbrida de 8m para a Guardia, no cenário magnífico da lagoa de Veneza, temos o orgulho de lançar este navio em Viareggio, a capital mundial da produção de iates de mais de 30m e que emprega mais de 5000 pessoas”, comentou Katia Balducci, Diretora Geral da Effebi Spa.

O estaleiro Effebi entregou recentemente uma outra embarcação de resgate e combate a incêndio, de 24m, para a Polícia Marítima do Mônaco.

Trata-se de um reconhecimento pelo constante investimento em pesquisa e desenvolvimento, em tecnologia e inovação, realizado pelo estaleiro, que é líder na Europa com vendas a Estados e organismos públicos.

“Um importante projeto construído durante este difícil momento histórico, o Covid-19, que desacelerou a nossa atividade, mas não nos superou. Para nós, é um orgulho”, finaliza Katia Balducci.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here