LAAD 2023, a maior feira de Defesa e Segurança do Brasil sob nova direção

1
1301

Finalmente, após quatro longos anos de ausência, em decorrência da pandemia do coronavírus (covid-19), a 13ª edição da LAAD Defence & Security, a maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, a se realizar no tradicional espaço do Riocentro, no Rio de Janeiro.

A grande novidade ficará por conta da administração, que deixou de ser executada pela britânica Clarion e passou para a CreativeEvents, empresa brasileira liderada por Sérgio Jardim,  que está a sua frente desde 2007.

Para explicar melhor esta nova fase da LAAD, entrevistamos  Sérgio Jardim, diretor da CreativeEvents, sobre o retorno da feira, a  importância dela no mercado atual, suas mudanças e o que podemos esperar da feira e das próximas edições.

 

Tecnologia & Defesa – A cada nova edição da LAAD vemos uma significativa expansão da área e número de expositores, quais são as expectativas para a LAAD 2023?
Sérgio Jardim – Temos expectativa de que a LAAD 2023 repetirá o sucesso da LAAD 2019 e trará um número maior de expositores nacionais e estrangeiros. Em boa medida isto se deve ao interesse que o Brasil desperta na indústria de defesa e segurança em razão das oportunidades e desafios  que o país apresenta nessa área.

T&D – Quais as novidades previstas para esta edição?
Sérgio Jardim – A retomada da LAAD mostra a superação dos desafios da pandemia e a oportunidade de agregar em um evento presencial, as Forças Armadas dos países da região com uma indústria de defesa e segurança que demanda a oportunidade de lançar novos produtos e conhecer novos clientes.

T&D – Em um mundo saindo de uma pandemia e estarrecido pela invasão russa a Ucrânia, as feiras de defesa obtiveram uma maior relevância?
Sérgio Jardim – As feiras de defesa e segurança são uma referência importante em âmbito mundial porque oferecem ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas dos países a oportunidade de atualização contínua de novas tecnologias e produtos. As circunstâncias do atual momento fazem com que as feiras ganhem maior relevância.

T&D – Voltando ao tema covid, quais medidas de segurança serão implantadas nesta edição?
Sérgio Jardim – A CreativeEvents vai seguir os protocolos exigidos pelas autoridades à época da realização da feira e os protocolos adicionais estabelecidos pela indústria de feiras. Podemos mencionar medidas que estão sendo adotadas hoje, mas que poderão passar por atualização em abril de 2023: o ajuste e controle de acesso para atender às novas capacidades, comprovante de esquema vacinal, ampliação do posto médico, sinalização específica, utilização preferencial de meios digitais, álcool gel, estandes mais abertos, embalagens individuais de A&B, entre outras.

T&D – O Brasil, e diversos países da região, vêm aumentando seus processos de modernização de suas Forças Armadas, como a LAAD poderá contribuir para isso?
Sérgio Jardim – A LAAD traz para o Brasil e países da região a oportunidade do contato presencial com os provedores de produtos, serviços e tecnologias, que poderão ser usados na modernização dos seus meios. Os itens expostos representam o estado da arte na tecnologia dessa indústria.

T&D – O setor de segurança pública e defesa civil também tem passado por grandes mudanças, com alteração de procedimentos e aquisição de novos materiais, como as empresas enxergam esses movimentos?
Sérgio Jardim – A LAAD traz muitos expositores que atuam nos setores de segurança pública e defesa civil, exibindo produtos, serviços e tecnologia dirigidos especificamente a esses setores. As empresas dessa indústria estão preparadas para exibir os meios modernos que os setores demandam.

T&D – As mudanças da administração da LAAD trarão vantagens aos participantes do evento?
Sérgio Jardim – A presença da Clarion no Brasil, empresa multinacional com mais de 200 eventos anuais em 20 indústrias distintas, nos permitiu o contato com técnicas e instrumentos de classe mundial na organização de feiras.
A CreativeEvents, como empresa brasileira dirigida por brasileiros,vai se utilizar desse ferramental prático mas estará em melhor posição para proporcionar um atendimento ágil e dedicado, para construir e guiar o futuro das nossa feiras.

T&D – Quais as perspectivas que o senhor tem no futuro da LAAD?
Sérgio Jardim – A LAAD desempenha um papel fundamental ao integrar os expoentes da indústria de defesa e segurança brasileiros e internacionais, com os oficiais das Forças Armadas da região, permitindo assim atualização periódica sobre produtos, serviços e tecnologias. Esperamos continuar atendendo essa importante demanda e aprimorando cada futura edição da LAAD Defence& Security.

 

Revista Tecnologia & Defesa

A revista Tecnologia & Defesa continua sendo a mídia oficial da LAAD e, na edição 2023, estará completando 40 nos de existência, mantendo-se com uma das mais importantes, tradicionais e influentes mídias especializadas no segmento de defesa e segurança do mundo.

E planejamos muitas novidades para comemorar este importante marco.


Em 2013, durante a LAAD, comemoramos nossos 30 anos de existência, e fomos homenageados pela direção do evento com uma placa comemorativa. Na proxima edição será nosso quadragésimo aniversário.
Na imagem o editor de T&D, Francisco Ferro, recebe a placa que homenageia a revista das mãos de Sérgio Jardim.
É a tradição e responsabilidade para com seus leitores sendo reconhecidas.

1 Comentário

  1. Estou contando os dias!! Sempre que vou dou uima passada no stand de T&D e um abraço no Chico Ferro. Espero tb encontra-lo por lá Paulo Roberto, seria um grande prazer!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here