KC-390 Millennium realiza primeira missão de reabastecimento em voo na FAB

A aeronave Multimissão KC-390 Millennium (FAB 2857) decolou, no dia 09/08, para realizar a primeira missão de reabastecimento em voo (REVO) do KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB). As tripulações das aeronaves envolvidas foram compostas por instrutores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e pelo Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA). O exercício operacional de reabastecimento em voo foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Reabastecimento em voo

O reabastecimento em voo é o processo de transferir combustível de uma aeronave para outra durante o voo, e permite que a aeronave recebedora permaneça em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 800 litros por minuto.

Para o primeiro treinamento, duas aeronaves F-5 do GAVCA, que decolaram da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), receberam um total de 2.900 kg de combustível e retornaram para sua respectiva Base. Cumprindo todos os objetivos traçados na atividade, após uma semana de treinamentos, a aeronave KC-390 e seus tripulantes tornaram-se capazes de realizar missões de REVO, deixando a FAB pronta para atender as mais diversas demandas estratégicas.

Conforme o comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e diretor do Exercício, coronel Aviador Renato Leal Leite, a atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization). “Demos mais um passo no processo de preparo de nossas tripulações da aeronave Multimissão KC390 Millenium. A capacidade de realizar reabastecimento em voo em um país de dimensões continentais como o Brasil é essencial em um Teatro de Operações moderno e nos deixa mais próximos da excelência Operacional almejada”, destacou.

Texto: Fonte: tenente Valverde / BAAN
Fotos: FAB

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

2 respostas

  1. Cara ué bizarro eu jurava q esse tipo de missão já tivesse ocorrido com o KC q anos atrás, ainda mais se considerar o q ele já fez até aqui q pode ser entendido até como sendo mais complexo.

    1. É o primeiro REVO operacional, com aeronave de dotação de um esquadrão operacional da FAB. Os REVO’s anteriores foram realizados por prototipos ou por exemplares ainda não operacionais na FAB, em reabastecimentos de testes e de validação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL