KC-390 Millennium da FAB no socorro à Roraima no COVID-19

1
2392

KC-390 Millennium transportou álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de Brasília (DF) para a capital de Roraima

Às 08h45 desta quinta-feira (04/06), a aeronave FAB 2854 KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou de Brasília (DF) com mais de 4.300 quilos de  insumos hospitalares. A aeronave seguiu para Boa Vista (RR). A missão de Transporte Aéreo Logístico ocorre em apoio à Operação COVID-19.

 

 

A bordo estão 6.240 unidades de álcool em gel, 7.554 aventais, 8.300 máscaras PFF (peça facial com filtro), 22.175 máscaras cirúrgicas, 3.425 toucas e 700 protetores faciais. O material é um repasse feito pelo Ministério da Saúde ao estado de Roraima para auxiliar no combate ao novo Coronavírus. A operação, deflagrada pelo Ministério da Defesa (MD), ocorre sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do MD.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Phelipe Machado de Souza, ressaltou a relevância da ação. “É sempre um orgulho participar das missões de apoio ao combate à COVID-19, transportando itens de grande importância para a saúde de muitos brasileiros na região norte do país neste momento de pandemia”, declarou minutos antes da decolagem.

Logo após o pouso em Boa Vista, o loadmaster (mestre de cargas) da aeronave, Sargento Daniel Carvalho Peixoto de Barros, destacou a responsabilidade da missão. “Mais uma vez prestamos apoio à Operação COVID-19 e o sentimento é de muito orgulho em poder contribuir com o país“, disse.

Os tripulantes do avião multimissão da FAB, KC-390 Millennium, estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no país. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, higienização de lugares públicos, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no COMAE. Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Fotos: Capitão Silva / Ala 1, Soldado A. Soares / CECOMSAER, Capitão Pereira e Sargento Neves / Ala 7

 

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here