KC-390 da FAB parte com ajuda humanitária ao Haiti

1
1061

Na manha de hoje, dia 22, um avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti. A iniciativa é um esforço dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública , da Defesa, das Relações Exteriores, da Saúde e do Desenvolvimento Regional, em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 graus que atingiu aquele país no dia 14.

O voo saiu de Brasília às 8:00hs, com paradas para abastecimento em Cachimbo (PA) e Boa Vista (RR) e previsão de desembarque na capital haitiana às 19h25 (horário de Brasília).

A aeronave segue transportando um representante do Ministério das Relações Exteriores, 32 bombeiros militares, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência.

 

Além desses, mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, que incluem cinco kits, de 250 kg cada. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até dez mil pessoas por unidade. Entre os insumos também estão presentes materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para amanhã, dia 23, com parada em Boa Vista e chegada em Brasília às 08h20.

 

Com informações e imagens do Ministério da Defesa

1 Comentário

  1. o FAB2854 foi par substituiR O fab2856, segue em voo neste momento rumo ao Haiti.
    Dizem que Sofreu pane o FAB2856 ( Uma das últimas células entregue),

    o FAB2855 estava no Chile ontem, veja o histórico dos voo no próprio Flight ,
    provavelmente levado suporte para a operação Antártida onde está operando um
    C-130M FAB2471

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here