KC-390 com ajuda humanitária chega ao Haiti

3
965

Na tarde de hoje, por volta das 13h15min (horário de Brasília), a aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, matrícula FAB 2854, pousou no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital do Haiti, com 32 bombeiros, sete toneladas de equipamentos de emergência e três toneladas e meia de medicamentos para socorrer a população do país caribenho, após o terremoto que o atingiu, no dia 14, causando milhares de mortos, feridos e desabrigados.

A aeronave que decolou de Brasília na manhã de ontem, de matrícula FAB 2856, e que estava programada para chegar ao Haiti na noite do mesmo dia, apresentou um problema técnico no aeroporto militar do Cachimbo, no Estado do Pará, a primeira parada programada para reabastecimento, e foi substituída. Porém, apesar deste imprevisto, a primeira etapa desta importante missão foi concluída com êxito, demostrando a enorme capacidade logística que os KC-390 estão trazendo.

O Ministério da Saúde enviou cinco kits de medicamentos e insumos para emergência em saúde, com capacidade de atendimento para até 10 mil pessoas cada um, insulina humana tipo regular e diversos medicamentos da farmácia básica, utilizados no combate de enfermidades que podem aumentar após o terremoto. Tudo identificado com base nas necessidades prioritárias e atuais da população haitiana.

Além disso, a Agência Brasileira de Cooperação ofertou dois purificadores de água, de fabricação brasileira, capaz de produzir quatro litros de água potável por minuto. Esse volume atende cerca de três mil pessoas por dia, sendo utilizado na missão para autossuficiência da equipe brasileira e para distribuição à população local.

A coordenação da missão humanitária multidisciplinar está a cargo de Armin Augusto Braun, especialista em Gestão e Planejamento em Defesa Civil e atual diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Ministério do Desenvolvimento Regional, que também seguiu a bordo da aeronave.

As operações no terreno serão comandadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), contando com o suporte de efetivo de Minas Gerais (CBMMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), somando 32 bombeiros especialistas, sendo 31 em busca e salvamento em ações pós-desastre e um em sismologia.

3 Comentários

  1. Incrivel! Temos tres KC390 espalhados pelo mundo! Quais missões estariam desenvolvendo? No Haiti, infelizmente, apoiando atendimento emergencial!

    • Rommel

      O KC-390 FAB2855
      Foi para Ushuai levar suporte para um C130-FAB2471 que está operando na Base da Antártida e deu problema técnico, Tudo indica que este C-130 FAB2471 foi reparado e ontem fez voo de verificação, tudo indica, pelo perfil de voo que pode se visto ai no histórico do Flight

      https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2471#28e6abda

      KC-390 – PT-ZNG é a célula 2852 que foi passa da FAB direto para EMBRAER, e
      Deve Ter ido para apresentação em feira ou potencial clientes na Europa /Oriente médio.. continua em voo hoje.
      https://www.flightradar24.com/PTZNG/28e7a91d

      No total tem 7 KC-390 ativos em voos, sendo 1+1 protótipos e 5 entregues para FAB, este ano deve ser entregue a célula FAB2858 que já estava com pintura , visto recente em vídeo promocional da Embraer.

      abrc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here