Kauhava Air Show – Saab atualiza dados do programa do Gripen E/F

0
570

Durante a coletiva de imprensa da Saab realizada hoje no Kauhava Air Show, na Finlândia, a empresa atualizou sobre alguns dados do Gripen E/F.

A Saab possui hoje oito aviões sendo usados como plataforma de desenvolvimentos, sendo que o Gripen E já voou na velocidade máxima supersônica e atingiu 9G.

Em breve, o primeiro exemplar da Força Aérea Brasileira (FAB) chegará ao Brasil para continuar os testes.

São três locais destinados para a campanha de ensaios em voo do programa, dois na Suécia e um no Brasil, no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, Gripen Design and Development Network) em Gavião Peixoto (SP). No local será inaugurado em breve o Gripen Flight Test Centre (centro de ensaios em voo do Gripen) com a presença de brasileiros e suecos trabalhando no desenvolvimento do programa.

No momento, o principal foco dos testes são os sensores, os sistemas de armas e os sistemas táticos do caça.

O programa continua cumprindo o cronograma previsto, tendo atingido importantes marcos em 2020 como o início da produção do Gripen no Brasil através da produção das aeroestruturas. Em São Bernardo do Campo (SP) serão fabricados o cone de cauda, freios aerodinâmicos, fuselagem dianteira, fuselagem traseira e caixão das asas.

Em relação ao Gripen F, de dois assentos, a empresa iniciou em 2020 a construção do primeiro exemplar a ser usado como plataforma de desenvolvimento, sendo o seu voo previsto para ocorrer em 2023.

Para a Força Aérea Brasileira, os primeiros exemplares do Gripen E devem ser entregues para a operação no 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here