Kalætron Attack, a guerra eletrônica contra radares de controle de fogo

O fornecedor de soluções de sensores HENSOLDT desenvolveu um novo sistema modular de combate eletrônico aéreo denominado Kalætron Attack.

Ao neutralizar os radares de controle de fogo do inimigo a diferentes distâncias, preserva a liberdade de movimento das forças aéreas que o empregam e de seus aliados, mesmo quando confrontados com os sistemas de defesa aérea de ponta.

O Kalætron Attack é uma nova adição à família de produtos de guerra eletrônica da Kalætron, que usa hardware totalmente digitalizado e inteligência artificial para detectar ameaças às forças aéreas baseadas em radar em tempo recorde e neutralizá-las com contramedidas eletrônicas direcionadas (ECM).

“Nosso Kalætron Integral usa a mais recente tecnologia de sensores para detectar ameaças baseadas em radar desde o início”, explicou Celia Pelaz, chefe da Divisão de Spectrum Dominance e Soluções Aéreas da HENSOLDT. “O Kalætron Attack agora adiciona um componente de interferência eletrônica ativo, que deslumbra ou engana os sistemas ameaçadores usando sinais de interferência replicados com precisão. Dessa maneira, o Kalætron Attack expande as opções operacionais de aeronaves de combate, que agora também podem operar em zonas anti-acesso / negação de área (A2 / AD). ”
Devido ao seu design totalmente digital, o Kalætron Attack detecta e identifica posições de defesa aérea muito rapidamente em uma ampla faixa de frequência.
A unidade usa técnicas de inteligência artificial (IA) para reconhecer novos padrões de ameaças a partir de uma enorme quantidade de pulsos coletados.
Isso é especialmente importante para identificar os mais recentes sistemas de radar de defesa aérea, que cobrem uma faixa de frequência extremamente ampla ou pulam entre frequências específicas em frações de segundo.
O conceito inovador do novíssimo FCAS: Eurofighter servirá como endosser de tecnologias a serem utilizadas no futuro programa de caça europeu.
O Kalætron Attack pode ser ajustado de maneira flexível às mudanças de ameaças, usando designs inovadores de antenas com tecnologia AESA (array digitalizado eletronicamente), processamento de sinal totalmente digital e algoritmos de IA.
A família de produtos Kalætron, portanto, forma a base para permitir que as aeronaves de combate não apenas assumam um papel de combate eletrônico (ECR) e executem interferência de escolta em unidades de aeronaves, mas também para protegê-las a uma grande distância através de interferência.
A experiência de conflitos recentes mostrou que esses equipamentos projetados para combater a ameaça representada pelos mais recentes sistemas de defesa aérea serão essenciais para aeronaves implantadas no futuro.

Com o ‘Kalaetron AttackHENSOLDT, a empresa pretende fornecer uma resposta nacional ao programa luWES (luWES = luftgestützte Wirkung im elektromagnetischen Spektrum) e contribuir substancialmente para futuros programas de cooperação em defesa da Europa, como o FCAS.

A maquete em escala real do “New Generation Fighter” que está sendo desenvolvido como parte do Futuro Sistema de Combate Aéreo (FCAS) foi revelada no 53º Paris Air Show.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL