Johnson Barros é premiado no concurso da Aviation Week

0
796
Treinamento de içamento em convés do Navio Patrulha APA da Marinha do Brasil com um helicóptero H-36 da Força Aérea. Exercício Técnico de Busca e Salvamento - EXETEC SAR. Foto vencedora do terceiro lugar do concurso

Duas imagens produzidas pelo sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB), foram premiadas como segundo e terceiro lugares no Concurso de Fotografia da Revista norte-americana Aviation Week, veículo especializado e um dos mais conceituados mundialmente na área.

Houve também a escolha de uma terceira imagem [ao lado], escolhida como “editor’s choice”, sendo está a capa da revista. Uma particularidade deste concurso é de não ser apenas a foto do ano, como tradicionalmente, mas da década. As fotografias do militar foram consideradas como, dentre três, as duas melhores do mundo na categoria Defesa.

Uma das imagens, na Ala 2, em Anápolis (GO), é de um avião de Reconhecimento E-99 no meio de outras duas aeronaves. A segunda fotografia premiada é a de um mecânico de voo do helicóptero H-36 Caracal.

De acordo com Johnson Barros, é uma honra estar entre fotógrafos renomados e especializados. “Aqui tenho a chance de externar o orgulho que sinto ao vestir a farda da FAB e mostrar para o mundo a qualidade e o valor do militar brasileiro, por meio de um planejamento de anos e um momento singular a fotografar e compartilhar o meu olhar”, completa.

Segundo lugar

A fotografia ao lado conquistou a segunda colocação na categoria Defesa. Nela, o militar usou a técnica de light painting durante a foto. “Simetria é um dos elementos que gosto de ver nas imagens. Uma noite, em Anápolis, estava um avião de Reconhecimento E-99, fabricado pela Embraer, estacionado em frente ao seu hangar. Ele estava alinhado exatamente a dois hangares adjacentes. Esses hangares estavam ocupados por outras duas aeronaves. A cena estava completamente perfeita. Posicionei meus flashes, subi uma escada e fotografei”, detalha Johnson Barros.

E-99 na Ala 2. Foto que ganhou o segundo lugar

Terceiro lugar

A fotografia à esquerda ficou em terceiro lugar na categoria Defesa. “Durante a aproximação de um navio Patrulha da Classe Amazonas, surge o reflexo do navio e do mar na viseira do mecânico do helicóptero H-36 Caracal da FAB. O reflexo no capacete registra o exato momento da aproximação”, descreve o autor da imagem.

A capa

Outra imagem de Jonhson Barros também ganhou o reconhecimento da Aviation Week. A primeira foto desta reportagem foi capa da revista. Trata-se de um A-29 Super Tucano, na cidade de Anápolis (GO). “Eu estava fazendo uma cobertura fotográfica diurna, quando observei um mecânico recebendo uma aeronave. Então, pensei como seria aquela cena se eu interviesse? A imagem surgiu na minha mente e fui buscar informações para encontrar uma situação mais favorável para que eu pudesse controlar as luzes. Descobri que só aconteceria tarde da noite. Não desisti. Testei a luz com outros aviões parados, regulei todo o equipamento fotográfico, já havia falado ao mecânico que eu o fotografaria e esperei aquela breve janela de quatro segundos em que eu poderia fazer a foto. O momento aconteceu e esta foi a única foto que o intervalo de tempo me permitiu fazer”, explica.

A-29 Super Tucano. Foto de capa da Aviation Week.

Carreira

Além dessas, outras fotografias do sargento Johnson Barros já receberam o reconhecimento de diversas publicações, entidades e sites. Recentemente, em novembro deste ano, ele ganhou a estatueta (prêmio principal) na 6ª edição do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, na categoria 60 anos de Brasília, e mais dois prêmios, uma medalha de Platina, na categoria Randômica (sem categoria), e outra de ouro, na categoria Parques Nacionais.

A própria Aviation Week já colocou as suas imagens entre as melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015 e 2019). Há seis anos, a foto de um A-29 Super Tucano da FAB apareceu na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr. Em 2017, a foto do helicóptero Bell H-13 da FAB foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil.

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos. Também se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.

O sargento Johnson tem 21 anos de serviço ativo na FAB. É especialista em Manutenção de Aeronaves, tendo trabalhado no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), onde, além de fazer a manutenção, registrava os Mirage III que operavam naquela Unidade. Sua carreira de fotógrafo começou cedo, quando servia na Marinha do Brasil. Atualmente, ele trabalha no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), como encarregado da Seção de Criação.

Johnson Barros em seu ambiente

Texto:  TEN Flávia Rocha / Agência Força Aérea
Fotos: SGT Johnson Barros / CECOMSAER

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here