IVECO VBTP-MR GUARANI – As últimas entregas de 2019

4
8547
Cerimônia de recebimento oficial do VBTP-MR Guarani no 19º RC Mec

Dentro do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP), o Programa Guarani, que visa transformar as unidades militares (OM) de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as de Cavalaria Mecanizada, segue seu cronograma de modernização da Força Terrestre.

Por Paulo Bastos

No final do ano, mais precisamente no dia 27 de dezembro, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec), sediado na cidade de Santa Rosa-RS e pertencente a 1ª Brigada de cavalaria mecanizada (1ª Bda C Mec), recebeu seus dois (2) primeiros VBTP-MR 6×6 Guarani, fabricados pela IVECO Veículos de Defesa, de Sete Lagoas-MG, para começar a substituir seus antigos VBTP ENGESA EE-11 Urutu.

Este semestre foi extremamente profícuo para a 1ª Bda C Mec, a “Brigada José Luiz Menna Barreto” que inclui o VBTP-MR Guarani no inventário de quase todas as suas OM’s, com a chegada de seis (6) para a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1º Cia E Cmb Mec) de São Borja-RS, em julho (recebeu 3 dia 15 e 3 dia 25); oito (8) a serem divididos com o Esquadrão de Comando da Brigada (Esqd Cmdo 1º Bda C Mec), 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada (11ª Cia Com Mec) e 9º Batalhão Logístico (9º B Log), todas de Santiago-RS, em 3/12; e nove (9) para o 1º RC Mec, de Itaqui-RS, recebidos em 4/12. Estes se somam aos blindados do 2º RC Mec, de São Borja-RS, cujos primeiros chegaram em novembro de 2018, e que no dia 20 desse mês inaugurou uma nova e ampla garagem especifica para suas viaturas Guarani.

Além dos recebidos pela 1ª Bda C Mec, nesse semestre outras unidades do EB também receberam o Guarani, com destaque para os seis (6) primeiros da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em agosto, e os dois da 3º Cia E Cmb Mec, de Dom Pedrito-RS e subordinada a 3ª Bda C Mec, recebidos em 20 de agosto.

O encerramento das duas primeiras etapas do Curso de Operação e Manutenção de 1º e 2º Escalão para instrutores da torre não tripulada remotamente controlada UT30BR, realizada no Centro de Instrução de Blindados (C I Bld), em 13 de dezembro, foi uma das ultimas etapas para implantação total das VBTP-MR equipadas com essa torre nos BIMec e RIMec.

 

Para 2020

Espera-se para o próximo ano que diversas outras OM’s recebam o Guarani para compor suas unidades e que a 3ª Bda C Mec, “Brigada Patrício Corrêa da Câmara”, já comece o ano mobiliando os 7º RC Mec, de Santana do Livramento-RS, o 12º RC Mec, de Jaguarão-RS, e o 13ª Cia Com Mec, de São Gabriel-RS.

No processo de mecanização da infantaria, espera-se a continuação da implantação de viaturas específicas para a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), “Brigada Guarani”, e da transformação da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), “Brigada Visconde de Porto Seguro”, em Mecanizada.

Desenho da VBE Eng Guarani equipado com o implemento Braço de Escavadeira (EMA), da Pearson

Ainda dentro do processo de viaturas específicas, está mantido o cronograma para a transformação dos dois primeiro VBTP-MR Guarani em VBE-Eng, com a adição dos implementos da Pearson Engineering Ltd, para o primeiro trimestre de 2020, sendo os trabalhos aprovados pela Diretoria de Fabricação (DF), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), e será totalmente executado nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). Em seguida, as viaturas passarão por uma experimentação doutrinária, planejada para ser conduzida pela 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (15ª Cia E Cmb Mec), localizada em Palmas-PR e orgânica da 15ª Bda Inf Mec.

4 Comentários

  1. Se realmente isso daí não deixa atividade tesouro nacional esses blindados será muito bem vindo para o Brasil

    • Cerca de 400. Pouco mais de 300 já em operação e o restante entregues ao COLOG e sendo disponibilizadas as suas respectivas OM’s.

  2. Quantos Blindados Guarani já foram entregues ao Exercito Brasileiro ?
    Tem algum lugar onde é divulgado esse numero atualizado ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here