No dia 03 de novembro, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), com o suporte técnico do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), iniciou o processo de teste e avaliação do lote-piloto da Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (VLEGA) 4X4 Chivunk, nas instalações da IDV Brasil, em Sete Lagoas (MG).
A primeira fase contempla testes dinâmicos em condições severas de uso, avaliando parâmetros como velocidade máxima, aceleração, transposição de obstáculos diversos, estabilidade lateral e manobrabilidade. Ao longo do corrente mês, serão também realizados testes de rodagem no contexto da Avaliação Operacional, com a participação de militares de futuras organizações militares usuárias desse veículo.


A iniciativa representa o último marco para a validação do projeto da viatura, concebido pelo CTEx, e de seu processo produtivo, agora a cargo da IDV Brasil, empresa do Grupo Leonardo, verificando sua adequação aos requisitos estabelecidos e às necessidades operacionais do Exército Brasileiro, além de reforçar a contribuição do CTEx para a inovação tecnológica e o fortalecimento da capacidade operacional da Força Terrestre.
Fonte: Centro Tecnológico do Exército
Respostas de 3
opa cfor bom pra os irmãos de farda e ótimo
Finalmente o nosso superjipe saindo do papel.
Excelente notícia. Que seja produzido em quantidade satisfatória pra uso por nossos guerreiros.