IDEX 2021 – Apresentado o novo 8×8 da Iveco

6
2909

Durante a International Defence Exhibition & Conference (IDEX) 2021, a maior feira de defesa do Oriente Médio, que está ocorrendo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e que reúne os principais fabricantes do setor no mundo, a Iveco Defence Vehicles apresenta para os clientes e visitantes seus novos desenvolvimentos, como o MTV (Medium Tactical Vehicle) e o SUPERAV Land 8X8.

Com uma longa tradição de excelência no desenvolvimento de veículos do tipo plataformas blindadas, que datam da década de 1930, quando a fábrica foi implantada em Bolzano, norte da Itália, a Iveco desenvolveu blindados 4X4 para o Exército Italiano, mas a experiência mais significativa vem do desenvolvimento dos blindados 8×8 da família Centauro, dentro do Iveco-Oto Melara Consortium (CIO).

SUPERAV Land 

O novo veículo blindado SUPERAV Land 8×8, inicialmente conhecido como SUPERGV, foi desenvolvido de forma independente pela Iveco, tendo como base o projeto do SUPERAV, veículo blindado anfíbio, que originou o blindado do programa Amphibious Combat Vehicle (ACV) 1.1, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), em parceria com a BAE Systems.

O objetivo do projeto do SUPERAV Land era de fornecer um veículo modular para operação terrestre, não anfíbia, mas com maior nível de proteção balística e capacidade de sobrevivência contra ameaças de armas anticarro, minas terrestres e artefatos explosivos improvisados (Improvised Explosive Device – IED). Seu teto reforçado e modular foi idealizado para maximizar a compatibilidade com diferentes torres, tripuladas ou não, equipadas com armas de médio calibre.

Está equipado com um motor FTP Cursor 16 de nova geração, com 6 cilindros, multicombustível, com potência de 700 HP e torque de 3.000 Nm, transmissão automática ZF 7HP902, com sete velocidades à frente e uma à ré, e suspensões independentes hidropneumáticas McPherson Struts. Um conjunto que que oferece excelente desempenho em termos de velocidade e aceleração, com a melhor mobilidade da classe em todos os tipos de terrenos, e alto nível de confiabilidade mecânica.

Sua tripulação é composta por três miliares, que contam com excelente ergonomia, e é um veículo extremamente adaptável, já desenvolvido dentro do conceito de família, podendo ser utilizado em sua versão básica de transporte de tropas (Armored Personnel Carrier – APC), com capacidade de até oito combatentes completamente equipados, combate de infantaria (Infantry Fighting Vehicle – IFV), recuperador (Armoured Recovery Vehicle – ARV), posto de comando, ambulância e outros.

Em 15 de outubro de 2020, o SUPERAV Land , ainda incompleto, foi apresentado a uma delegação do Exército do Catar (Imagem: Rivista Italiana Difesa)

Principais características

  • Peso: 26 ton
  • Comprimento: 8,3 m
  • Largura: 3,1 m
  • Altura: 2,6 m
  • Velocidade máxima: >105 km/h
  • Autonomia: >700 km a 70 km/h
  • Inclinação máxima frontal: >60 %
  • Inclinação máxima lateral: >30 %

 

6 Comentários

  1. Praticamente um Centauro II adaptado para o transporte de tropas, Essa suspensão e as rodas bem exportas podem ser alvos fáceis para os inimigos.

  2. Paulo Bastos, tem como fazer uma materia sobre os mísseis poranha A e B, da mectron? Se sao ainda fabricados? E a situação do A DARTER?

  3. Bastos, aproveitando o tema 8×8, o Exército Brasileiro adquirindo o Centauro II, virá com transferência de tecnologia?

  4. Sobre a área de blindados no Brasil, inclusive este ano é muito importante para os programas porque ano que vem tem eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here