Holanda anuncia a encomenda de cinco Embraer KC-390

O secretário de Estado da Defesa da Holanda, Christophe van der Maat, anunciou hoje que o C-390M, versão cargueira do KC-390 Millennium da Embraer, será o sucessor dos C-130H Hercules na Real Força Aérea Holandesa (Koninklijke Luchtmacht – KLu).

Atualmente a KLu conta com quatro Hércules e estas estão chegando no final de sua vida útil e a intenção era de os manter operacionais até 2031, porem, devido ao aumento cada vez maior de panes, que ocasionava uma disponibilidade abaixo do aceitável, decidiu-se por sua substituição em 2020 e iniciaram os estudos para a aquisição de seu sucessor.

“Inicialmente foi planejada uma substituição um por um, totalizando quatro aeronaves C-390M, mas posteriormente esse número foi aumentado para cinco aeronaves, de modo a incrementar substancialmente as horas de voo, algo que o C-130 não faz com quatro aeronaves”, afirmou Van der Maat.

A intenção é que o primeiro C-390M Seja entregue à Holanda em 2026.

A Holanda é mais um país da OTAN em escolher o KC-390 para substituir os veteranos Hercules. Portugal e Hungria também o fizeram (Foto: Embraer)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

Comentários

5 respostas

  1. Excelente notícia. Sem dúvida, amplia a visibilidade do KC-390 no mercado e aumenta a sua viabilidade como uma opção ao C-130 não apenas na Europa, mas em outros continentes.
    Ter 3 países da OTAN escolhendo o KC é um excelente cartão de visitas.

  2. Parabéns a Embraer e com mais essa encomenda do KC-390 para mais um país membro da OTAN, a Itália pode se tornar o próximo a encomenda o KC-390 já que vai transferir alguns de seus C-130J para a Suécia e isso pode ser um indicativo para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL