HENSOLDT e os radares de vigilância na Ucrânia

Mais dois radares de alto desempenho TRML-4D, capazes de detectarem alvos a 250 km de distância, foram adquiridos para reforçar a defesa aérea e o alerta aéreo antecipado da Ucrânia.

Com previsão de entrega em até três meses, essa é a segunda oportunidade mais recente que a HENSOLDT teve para contribuir com o esforço de guerra ucraniano.

No final de 2022, quatro foram comprados para integrarem o sistema de defesa antiaérea IRIS-T SLM para aquele país.

Segundo Thomas Müller, CEO da HENSOLDT, “a conclusão deste contrato deve-se principalmente aos excelentes resultados operacionais relatados desde a implantação desses sistemas fortalecendo ainda mais a capacidade de defesa da Ucrânia. Os nossos desenvolvimentos reforçam a defesa aérea e protegem vidas e estamos orgulhosos de poder fornecer equipamentos tão necessários a curto prazo para a Ucrânia”.

O TRML-4D é um radar de varredura eletrônica ativa (“active electronically scanned array” – AESA) capaz de detectar, rastrear e classificar vários tipos de alvos aéreos, desde os menores e mais lentos como drones e helicópteros, caças manobráveis voando bem baixo e rápido sobre o terreno e até mísseis de cruzeiro.

O sistema é capaz de rastrear em torno de 1.500 alvos em um raio de até 250 km.

Com décadas de experiência nesse segmento, a HENSOLDT investe constantemente em desenvolvimento de novas tecnologias para continuar transformando o setor.

Além do TRML-4D, possui o radar passivo Twinvis para defesa antiaérea; a família Spexer de radares de vigilância além de um segmento voltado para o tráfego marítimo.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL