HENSOLDT adquire código aberto provedor de inteligência SAIL LABS

0
624

A empresa alemã HENSOLDT adquiriu recentemente a austríaca SAIL LABS, que é líder em soluções de Inteligência de Código Aberto (OSINT) baseadas em inteligência artificial (IA).

Com esta etapa, a HENSOLDT fecha o seu portfólio de sensores com soluções inteligentes para o segmento digital, dando mais um passo para se tornar uma das principais empresas de análise de dados no setor de segurança e defesa da Alemanha.

Segundo Thomas Müller, CEO da HENSOLDT, “as questões de segurança nacional incluem cada vez mais a coleta e análise inteligente de dados. Portanto, governos e agências de segurança investem cada vez mais nessas capacidades. Smart ISR e Smart Spectrum Dominance se tornarão equipamentos padrão em muitos sistemas de segurança e defesa. Com a aquisição da SAIL LABS, continuamos a nossa estratégia de investir consistentemente em tecnologias-chave que reforçarão a nossa posição como líder europeu no campo da eletrônica para defesa e segurança”.

Fundada em Viena, em 1999, a SAIL LABS é considerada um dos principais fornecedores de soluções OSINT em IA. A OSINT se refere à avaliação de todos os dados acessíveis ao público, tanto na TV, no rádio, na web, nas mídias sociais e na deep web.

A tecnologia da SAIL LABS pode coletar, indexar, analisar e visualizar todos esses dados. Um elemento central é o reconhecimento automático de voz e a análise de dados associada em mais de 30 idiomas de origem. Os campos específicos de aplicação são a identificação de notícias falsas na mídia, campanhas de desinformação ou a identificação precoce de fontes de perigo para os soldados em uma missão.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas aos funcionários da SAIL LABS à família HENSOLDT. A aquisição reforça nossa ambição de nos tornarmos a líder em tecnologia alemã em análise de dados e cibernética. Até agora, desenvolvemos tecnologias inovadoras, como o sistema operacional altamente seguro TRENTOS e o processador RISC-V MiG-V. Com a tecnologia de IA da SAIL LABS, estamos investindo, pela primeira vez, numa abordagem de plataforma digital, que agora desenvolveremos de forma consistente para os nossos clientes”, afirmou Marian Rachow, CEO da HENSOLDT Cyber e chefe da HENSOLDT Ventures.

A SAIL LABS formará o núcleo da divisão HENSOLDT Analytics, uma plataforma de sensores escalonáveis para análises inteligentes de dados de massa usados para apoiar Estados, autoridades e Forças Armadas na integração das telecomunicações tradicionais, reconhecimento eletrônico (inteligência de sinais) e OSINT.

O objetivo é analisar, de forma inteligente, os dados coletados e gerar uma visão geral da situação, em tempo real, permitindo a tomada de decisões com base em informações sólidas. Os sistemas de inteligência múltipla aumentam significativamente o alcance dos sensores. Assim, é possível fornecer soluções de sensores abrangentes para monitoramento óptico ou baseado em radar de uma área operacional restrita até uma região inteira.

“O espectro eletromagnético e o ciberespaço não são mais apenas um meio de comunicação ou detecção do ambiente. Eles se tornaram um espaço operacional de guerra e, dominar esse novo espaço se tornou uma capacidade indispensável para nossas forças armadas. Expandir os nossos recursos de inteligência de sinais para incluir aplicativos de inteligência cibernética é um elemento-chave de soluções para os nossos clientes, cobrindo tanto o espectro eletromagnético quanto o ciberespaço, disse Celia Pelaz, chefe da Divisão de Spectrum Dominance & Airborne Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here