ÁREA DO CLIENTE

Guarani 2.0 – Reunião sobre oportunidades de melhoria

Em 11 de Julho de 2023, ocorreu uma Reunião (por videoconferência e presencial), no  Escritório de Projetos do Exército (EPEx), em Brasília (DF), envolvendo representantes da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (4ªSCh/EME), do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), da Diretoria de Fabricação (DF), da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), da Diretoria de Material (DMat) e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), para tratar de assuntos relativos às melhorias previstas na viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani, comumente chamado de “Guarani 2.0”.

A reunião destacou-se por abordar tema de interesse do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), dando continuidade às tratativas sobre propostas de evolução da viatura.

Com isto o Prg EE Blindadas mantém sua constante busca pela transformação das tropas blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro contribuindo para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa Nacional (BID).

Fonte: Escritório de Projetos do Exército

COMPARTILHE

Respostas de 6

  1. Boa a atitude.
    A primeira vez q vi o Guarani em fotos foi a porta rampa traseira em forma de ” L “, ou ” J “, aí veio a pergunta, quantos tropeçaram na curvatura da rampa, principalmente a noite ou no calor da emoção ou pressa dos exercícios?!…
    Se jogar no Google Guarani capotado verá várias fotos e uma q me chamou a atenção o veículo capotado e no assoalho externo tinha tubulações do que?!, óleo, fluidos…, pois se passar perto de explosivos em vias, as tubulações podem explodir juntos ou pegar fogo, é normal estas tubulações externas?!…, se a largura dos pneus fossem maior iria dar mais estabilidade em curvas, e maior flutuabilidade em rios.
    Um motor mais potente, já q o Brasil fábricam motores muitos bons, e uma blindagem mais resistente, são aspectos importantes em melhorias…, faltam as versões 8×8 e até 10×10 p levar cargas, ou cargas especiais, mais cumplidas atrás das linhas de fronte ou p uso dos fuzileiros navais p desembarques de tropas nas praias.
    Toda reunião, debates e discussão p melhoria de produtos ou manufaturas são importantes e válidas. No mundo empresarial as empresas contratam filósofos, matemáticas e empresas especializadas em pesquisas p avaliar detalhadamente seus produtos.
    abraço.

    1. Roberto, então…. o EB não comprou o carro pronto na concessionária e saiu andando por ai. Houveram milhares de horas de testes em campo, testes de explosões sob o veículo, homologação, Centro de Avaliação, etc.

  2. Com uma frota aproximada de 1000 unidades do Guarani…. Qualquer incremento no MLU, será multiplicado por 1000X… Lembremos disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *