Grupo EDGE e Fincantieri formam joint venture

O acordo criará um canal de fabricação naval com sede nos Emirados Árabes Unidos e demonstra compromisso da estatal de Abu Dhabi com soluções marítimas.

A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu 51% em uma “joint venture” com a Fincantieri, uma das maiores empresas de construção naval do mundo. O negócio aumentará a capacidade da EDGE, estatal dos Emirados Árabes, de projetar e construir fragatas e outras embarcações de grande porte, ampliando sua gama de operações e marcando um avanço crucial na diversificação de seu portfólio de soluções marítimas.

Com direção administrativa da Fincantieri, o escopo comercial da empresa está avaliado em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio capitalizará as oportunidades globais de construção naval com foco na fabricação de uma ampla gama de embarcações navais sofisticadas.

A nova empresa, sediada em Abu Dhabi, receberá os direitos principais para pedidos que não sejam da OTAN, especialmente aproveitando a atratividade dos acordos governos com governos (G2G) dos Emirados Árabes Unidos e dos pacotes de financiamento de crédito à exportação, juntamente com vários pedidos estratégicos feitos por países membros selecionados da OTAN.

O termo de compromisso entre as duas empresas foi assinado em Roma, na Itália, por Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do EDGE Group; Pierroberto Folgiero, CEO e diretor administrativo da Fincantieri, e Dario Deste, gerente geral da divisão de embarcações navais da Fincantieri.

Esse acordo concederá uma forte cooperação para comercializar seus produtos com a Marinha de diferentes países do mundo, destacando sua ambição global e seu compromisso com o desenvolvimento de propriedade intelectual conjunta e projetos futuros. Ainda no âmbito da empresa, há a previsão de desenvolver um programa subaquático para submarinos de médio porte.

Para Hamad Al Marar a parceria com a Fincantieri é transformadora. “Não estamos apenas expandindo as diversas capacidades da EDGE na construção naval, mas também estabelecendo um novo padrão de colaboração e troca de conhecimento no setor marítimo global. Essa parceria incorpora nosso compromisso com a inovação, aproveitando a experiência inigualável da Fincantieri para explorar oportunidades no mercado global. Esse empreendimento é uma prova de nossa visão estratégica de crescimento por meio da colaboração, prometendo um futuro de avanços tecnológicos e soluções aprimoradas de defesa naval”, disse.

A empresa se concentrará em vendas, operações comerciais e engenharia para projetos e serviços, assumindo o desenvolvimento da propriedade intelectual compartilhada e mantendo os direitos exclusivos de todos os projetos futuros. Além disso, a JV criará uma autoridade de design dedicada, abrindo oportunidades para emiradenses altamente qualificados e atraindo conhecimentos internacionais para apoiar essa iniciativa inovadora e estratégica.

A Fincantieri tem uma extensa experiência no ramo marítimo, tendo construído mais de 7.000 navios, além de atuar como fornecedora-chave para várias Marinhas e para o setor de navios de cruzeiro.

 

Fonte: Grupo EDGE

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE