Grupamento Aéreo da PMBA atua na tragédia das chuvas

0
894

Tão logo tomou conhecimento dos efeitos das intensas chuvas no extremo sul do Estado, o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) concentrou seus esforços na região, mobilizando dois helicópteros Helibras AS350 B2 Esquilo, das Base Avançada de Barreiras e da capital, além de um avião Cessna C208B Grand Caravan, que decolou na madrugada de quinta-feira, dia 09 de dezembro,  transportando um reforço do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

Os “Guardiões”, como são chamadas as aeronaves do GRAer, estão utilizando uma base na cidade de Itamaraju e contam com 14 policiais, entre pilotos, tripulantes, mecânicos e operadores de apoio de solo, um caminhão tanque e uma viatura picape do GRAER.

O avião Grand Caravan, “Guardião 08”, foi a primeira aeronave a chegar à região para prestar apoio, transportando os bombeiros militares até Teixeira de Freitas, seguindo dali para a área mais crítica, seguido pelos dois helicópteros Esquilo, “Guardião 02” e “Guardião 05”.

Até a quinta-feira, dia 17, já haviam atingido a marca de 70 horas de voo, acumuladas em mais de 230 pousos e decolagens, consumindo cerca de  7.500 litros de combustível, com abastecimento nos aeroportos de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, ou através do caminhão tanque abastecedor do GRAER.

As aeronaves fizeram todo o monitoramento da magnitude da enchente e já transportaram 44 bombeiros e 37 outros profissionais, como médicos e membros da Defesa Civil, resgataram 15 pessoas em locais críticos e realizaram o transporte aeromédico de seis grávidas, seis crianças e cinco enfermos. A bordo dos helicópteros, ou pendurados como carga externa à aeronave, foram entregues 4.700 kg de alimentos, 1.800 litros de água mineral e mais de 300 kits de medicamentos.

Dentre suas inúmeras missões humanitárias, os “vôos pela vida”, algumas se destacaram pelo atendimento as pessoas mais necessitadas:

No domingo, dia 12, o “Guardião 05”, socorreu a senhora Aliete Barreto, de 80 anos, cardiopata, apresentava quadro clínico que inspirava cuidados especiais, requerendo o devido suporte necessário, tendo em vista a complexidade da sua condição de saúde, transportando-a de Prado para Porto Seguro, onde foi encaminhada para o Hospital Regional, onde o tratamento terá continuidade de forma adequada.

Na terça-feira, dia 14, foi a vez do senhor Ormindo dos Anjos Oliveira, de 78 anos, que morava sozinho em Nova Alegria, zona rural de Itamaraju, sem familiares conhecidos, bastante fragilizado, com dificuldades para se sustentar de pé, e foi transportado pelo “Guardião 02” até uma ambulância do SAMU, para receber atendimento.

Na sexta-feira, dia 17, dois senhores na região de Itamaraju, foram resgatados. Pela manhã, no distrito de São Paulino, Alberto da Silva, de 84 anos, paciente oncológico, teve sua sonda rompida, necessitando urgentemente da troca, foi levado para a base onde o GRAER opera, na qual uma ambulância já o aguardava, fazendo o procedimento ali mesmo, com êxito, permitindo o seu retorno imediato ao lar, a bordo do “Guardião 02”. Ao meio-dia, foi a vez de Abtonio Pereira Alves, de 59 anos, picado por cobra em Jucuruçu, que necessitava de soro antiofídico com urgência. O helicóptero foi ao encontro do paciente e conduziu rapidamente para Itamaraju, onde seguiu com o SAMU para atendimento especializado.

É o GRAER, que recentemente comemorou seus 15 anos, seguindo a risca seu lema:

Voar, Proteger e Salvar!

 

Com informações e imagens do GRAER, via major QOPM Arlindo Bastos de Miranda Neto

 

Veja Também

Forças Armadas socorrem a população no sul da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here