Griffon e o Programa Scorpion – Arquus entrega o primeiro veículo EBMR

No dia 4 de julho, Emmanuel Levacher, Presidente da Arquus, presenteou a Jean Pierre BOSSER, Chefe do Estado Maior Geral, com a placa de licença do primeiro veículo Griffon, durante cerimônia organizada em Satory, na presença da Ministra da Defesa da França, Sra. Florence PARLY.

Esta cerimônia marca o início das entregas dos veículos EBMR Griffon dentro do programa Scorpion.

Também materializa o trabalho das equipes Arquus desde o lançamento do programa pelo então ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian, em cinco de dezembro de 2014.

Na parceira histórica com o Exército de Terra francês, a Arquus é um dos três atores da indústria contratados pelo Ministério da Defesa francês para o programa Scorpion.

Especialista em soluções de mobilidade terrestre, a Arquus está contribuindo para o desenvolvimento da última geração de veículos blindados do Exército de Terra francês, o VBMR Griffon e a EBRC Jaguar, ambos os carros contratados pelo programa Scorpion.

A Arquus é responsável pela produção das transmissões para ambos os carros, que incluem todos os componentes que garantem a mobilidade dos veículos.

O Griffon e o Jaguar são blindados 6×6 equipados com tecnologias que garantem mobilidade extrema por qualquer motivo, de acordo com as exigências da DGA.

O Jaguar vai poder acompanhar o MBT (carro de combate) Leclerc ou o VBCI para conceder-lhes apoio adicional e amplitude de manobra em todas as condições.

A Arquus também é responsável pelo desenvolvimento e produção dos sistemas de autodefesa remotamente controlados dos veículos do programa Scorpion.

Esses sistemas apresentam as mais recentes tecnologias de imagem Full HD, conectividade ampliada com o emprego do sistema Vetronics (gerenciamento da situação tática na tela).

Esse conhecimento técnico traz as estações RCWS para o coração do combate colaborativo.

Empresa chave para o apoio de veículos do programa Scorpion, a Arquus se encarregará de toda a logística de peças e componentes para os veículos Griffon e Jaguar, graças à sua plataforma logística em Fourchambault (Nièvre).

Este centro de 20.000 m², estabelecido no local entre 2016 e 2018, fornecerá a todos os insumos industriais e governamentais, em tempos muito curtos, garantindo assim a disponibilidade técnica dos veículos Griffon e Jaguar.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma das mais avançadas tecnologias de imageamento por satélite. Isso será...

A IACIT fortaleceu sua posição no mercado ao estabelecer uma colaboração estratégica com a Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales, e a Meteomatics,...

A MBDA assinou uma emenda contratual com a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) para aumentar as capacidades técnicas...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

Comentários

3 respostas

  1. Interessante que a tropa atrás das autoridades está empunhando fuzis automáticos HK 416/417, e nãoos esperados FAMAS…….

  2. Já começou a substituição então os HK-416/417 foi o que ganhou a concorrência e imaginar que a França perdeu o norral para fabricação de um fuzil nacional é para eles é muito mais vantajoso e rápido adquirir um fuzil estrangeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL