Governo da Bahia adquire blindados táticos policiais Guardian

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou a aquisição de quatro veículos blindados táticos Guardian, fabricados pela empresa IAG (International Armored Group FZE), para serem utilizados no combate ao crime.

Ainda de acordo com a nota, foi enviada uma comissão a sede da empresa fabricante, na cidade de Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, para checar se todos os itens solicitados ao fornecedor foram atendidos. Essa comissão era composta pelo subsecretário da SSP, Marcel Ahringsmann de Oliveira, e integrantes das policias civil e militar.

O Guardian APC é um veículo blindado de transporte de tropas sobre rodas, com tração 4X4 e capacidade para transportar até dez policiais equipados em um compartimento com proteção balística EN B7, capaz de suportar disparos de munições 7,62x51mm FMJ AP (“armor piercing”), de acordo com o padrão EN 1522 (norma civil europeia).

O veículo possui um peso de cerca de 8,5 toneladas, que se desloca com um motor Ford Power Stroke V8 6,7 Litros, turbo diesel, com potência de 330hp a 2.600rpm e torque de 1118,55Nn a 2.000rpm, montado sobre um chassi Ford F-550 Super Duty LHD.

HISTÓRICO DA AQUISIÇÃO

Essa aceitação é mais uma fase de um processo iniciado com a publicação, no Diário Oficial do Estado de 25 de outubro de 2023, do aviso de licitação para o pregão eletrônico internacional nº 010/2023, da SSP/PMBA/BOPE, para a aquisição de veículos blindados para transporte de tropa policial que ocorreria no dia 10 de novembro.

A empresa IAG, representada no Brasil pela VSK Tactical, apresentou a proposta de menor valor e foi declarada a vencedora do certame, com a assinatura do contrato nº 617/2023, no valor de R$ 7.189.920,92 (US$ 1.467.330,80), tendo ocorrido no dia 04 de dezembro.

Em janeiro desse ano, a empresa cedeu um outro veículo para ser testado pela Policia Militar da Bahia (PMBA), o Jaws 4X4.

O veículo, fabricado em 2015, que era menor (possuindo um chassi Toyota land Cruiser 200) e com capacidade de transportar oito policiais, deveria ser utilizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) por 60 dias, como preparação para a chegada dos Guardian. Porém, o mesmo apresentou uma série de problemas técnicos (pelo que foi informado a T&D isso ocorreu devido a um transporte inadequado), sendo devolvido sem ter participado de nenhuma operação.

Os Guardian tem previsão de chegada ao Brasil no próximo semestre deste ano.

Fotos: Divulgação SSP

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Condor Tecnologias Não Letais anunciou detalhes dos integrantes do Conselho de Administração, após a recente aquisição de uma participação...

Acordo entre França, Bélgica, Chipre, Estônia e Hungria, assinado em 19 de junho, celebra a cooperação estratégica para a aquisição...

A KATIM, uma empresa do Grupo, e a Thales começarão a discutir o co-desenvolvimento de tecnologias de rádio definido por...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Comentários

6 respostas

  1. Excelente notícia, espero q a PM MG compre alguns desta classe para nossos policiais tbm devido ao novo cangaço(deveriam pegar uns LMV’s).

  2. Pessoal falando em comprar Gladiador e Guará.
    Guará é um projeto de 20 anos atrás. Fizeram um protótipo e não vendeu unidades. Quando teve a licitação que o Iveco Lince venceu a Avibrás participou com o Tupi (Sherpa francês com pequenas alterações). Como perdeu a licitação, o Tupi também saiu do seu portifólio sem realizar qualquer venda. A Polícia Federal comprou Renault Sherpas diretamente da fabricante francesa.
    Sobre o Inbra Gladiador II, de 2015, aparentemente ainda está no portifólio da empresa, mas não sei se participou da licitação da PM da Bahia. Até onde apurei vendeu apenas duas viaturas para a PM de Rondônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL