GODZILLA, a nova lancha tática da Policia Militar do Amapá

1
1883

No dia 20 de julho, na Marina da Glória, no Rio de janeiro (RJ), a DGS Defense realizou a prova de mar e entrega técnica preliminar da lancha tática blindada DGS 680 Raptor à Policia Militar do Estado do Amapá (PM-AP).

Batizada de GODZILLA, após uma votação entre os policiais, é uma embarcação tubular rígida híbrida (ETRH®), tecnologia exclusiva da DGS, da família Raptor, e será empregada pela Companhia Fluvial (Cia Fluvial) do Batalhão Ambiental, aquartelado na cidade de Santana (AP), em funções de patrulhamento, fiscalização e combate aos chamados “Ratos d’agua”, criminosos que atacam as embarcações nos rios da região, e seu desempenho e proteção balística permitirá aos policiais uma abordagem muito mais segura e eficiente contra essas esse tipo de crime que cresce na Região Norte do país.

Está equipada com um motor V8 Mercury SeaPro, de 250 HP, que permite a embarcação superar os 40 nós, GPS Lowrance Hook Reveal 7x SS, radio VHF ICOM IC-M424G, bússola Sea River Cp-201s com iluminação, alto-falante ICOM, sirene e luz estroboscópica. Possui um moderno sistema de iluminação, composto por faróis de 55 watts, especialmente projetado para garantir que reflexos provenientes de superfícies da própria embarcação não atrapalhe o condutor, e uma proa reforçada para abordagem em outras embarcações e desembarque rápido.

Foi concebida para cinco ocupantes, um piloto e uma equipe de quatro policiais completamente equipados, porém, em caso de salvamento ou emergência, mais pessoas podem ser transportadas, respeitando o limite de carga da embarcação. A parte frontal do console de pilotagem possui uma proteção balística Nível III, de acordo com a norma NIJ 0108.01, resistente a disparos de fuzil 5,56×45 mm (5.56 NATO) e 7,62×51 mm (7.62 NATO) FMJ, e dois policiais da equipe levam escudos balísticos, garantindo a proteção dos demais em caso de enfrentamento.

A entrega preliminar foi feita pelo engenheiro naval Leonardo Salles, diretor de engenharia naval e industrial a DGS, aos primeiros tenentes Alain Roger Nascimento Flexa e Emerson Kleiton Melo Ponte, da Cia Fluvial da PM-AP, que conferiram a embarcação e fizeram os testes de pilotagem nas águas da Baía de Guanabara. A lancha seguirá, por transporte rodoviário, até o Amapá, com previsão de chegada em 11 de setembro.

“Com a chegada da embarcação GODZILLA viveremos uma nova fase da modalidade de policiamento fluvial no Estado do Amapá, pois é uma embarcação que foi construída para operar nas adversidades da região Amazônica, devido a possibilidade de colisão com madeiras flutuantes, pedras e bancos de areias, bem como a possibilidade de enfrentamento a criminosos da região conhecidos por ratos d’água. É uma embarcação que passa segurança para os militares durante as operações policiais por ter proteção balística frontal e casco construído de material de alta resistência, possibilitando assim prestar um serviço com maior qualidade ao cidadão amapaense, relatou o tenente Roger.

A entrada em serviço da GODZILLA na Cia Fluvial, que atualmente conta com três embarcações leves, com casco de alumínio e sem proteção balística, representará  um gigantesco avanço em sua capacidade operacional e na proteção de seus policiais. De acordo com Leonardo Salles, “essa embarcação tem um enorme potencial para auxiliar as forças de segurança de todo o país, e aguardamos para breve mais delas em operação”.

Características técnicas

  • Modelo: DGS 680 Raptor;
  • Comprimento: 7,30 metros;
  • Largura: 2,62 metros;
  • Calado: 0,5 metros;
  • Peso: 2.000 KG;
  • Limite de carga: 1.100 KG;
  • Velocidade máxima: superior a 40 nós (75 Km/h);
  • Autonomia: 130 milhas náuticas (240 km), a 26 nós.

1 Comentário

  1. Boa tarde, Uma excelente aquisição para o patrulhamento na Região Amazônica. Mais acho que esta lancha deveria ser equipada com uma metralhadora para dar maior segurança e respeitabilidade aos bandidos que rondam a região não só do Amapá, mais também nas regiões dos Yanomamis e Cabeça de Cachorro. Muitas riquezas minerais em jogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here