ÁREA DO CLIENTE

General Dynamics é a vencedora do Programa MPF

No dia 28 de junho, em Sterling Heights, Michigan, o Exército dos Estados unidos (US Army) anunciou a concessão de um contrato de US$ 1,14 bilhões para a General Dynamics Land Systems (GDLS) produzir e colocar em operação de até 96 veículos para o programa MPF (“Mobile Protected Firepower”).

A viatura selecionada foi o Griffin II Light Tank, cujo protótipo foi apresentado em 23 de abril de 2020.

O MPF proporcionará às brigadas de infantaria maior capacidade de sobrevivência, a capacidade de identificar sistemas de ameaças mais cedo e a distâncias maiores, e não restringirá o movimento em terrenos “off-road”, e também permitirá que os soldados se movam em ritmo mais rápido, com maior proteção.

“O programa do MPF fez exatamente o que o Exército solicitou, que era completar um esforço competitivo e acelerado de prototipagem rápida com pontos de contato dos soldados”, disse Doug Bush, secretário adjunto do Exército para Aquisição, Logística e Tecnologia e executivo de aquisições do Exército. “O MPF é um programa de referência, pois as comunidades de aquisição e de requisitos trabalharam juntas para concluir a fase de [prototipagem rápida de aquisição de nível intermediário] e colocar esse sistema em produção em pouco menos de quatro anos”, completou.

O anuncio ocorreu poucos dias depois que o US Army encerrou a fase de prototipagem rápida de aquisição de nível intermediário do MPF e fez a transição para um grande programa de aquisição de capacidade, com uma decisão favorável do Marco C (uma etapa incremental no processo de aquisição do Departamento de Defesa que passa para a produção e fase de implantação). A decisão do Marco C veio dentro do prazo e foi sustentada por um forte apoio e um compromisso esmagador da liderança do Exército.

“O MPF representa uma nova capacidade para o Exército, permitindo que nossas forças de manobra leve superem os adversários. Por meio de vários pontos de contato dos soldados, nossos soldados operaram os protótipos e forneceram informações cruciais à equipe de projeto, garantindo que nossas forças tenham o ativo de que precisam no futuro campo de batalha”, disse o major-general Ross Coffman, diretor da equipe do projeto multifuncional da nova geração de veículos de combate (“Next Generation Combat Vehicles”) do US Army.

Durante a fase de prototipagem rápida de aquisição de nível intermediário, o Exército testou e avaliou com sucesso 24 protótipos durante uma pandemia. As autoridades de aquisição de nível intermediário permitem que o Exército tenha a flexibilidade de colocar os protótipos nas mãos dos soldados rapidamente para permitir a fidelidade em riscos conhecidos e desenvolver planos informados para o futuro.

O MPF será o primeiro novo veículo de design do Exército em mais de quatro décadas, com a primeira unidade equipada planejada para o final do ano fiscal de 2025.

Durante a fase de produção inicial, o Exército receberá os veículos MPF e realizará testes de qualificação de produção para incluir letalidade, mobilidade, capacidade de sobrevivência, sistema completo de tiro ao vivo e testes de confiabilidade, disponibilidade e manutenção. Além disso, também será realizado um teste e avaliação operacional inicial, todos levando à primeira unidade equipada. A concessão de opções subseqüentes de veículos de produção inicial de baixa taxa será baseada na revisão de custo, cronograma e métricas de desempenho definidas na linha de base do programa de aquisição.

Com informações e imagens do US Army

COMPARTILHE