FORPRON realiza ataque blindado noturno no Sul do Brasil

3
2045

Na noite de ontem, 19 de maio, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) realizou uma atividade emblemática: um ataque noturno com abertura de brechas, com forças de assalto e apoiadas pela artilharia de campanha e helicópteros de ataque HA-1 Esquilo, fazendo uso de equipamentos de visão noturna em toda a tropa.

A operação foi realizada pela Força de Prontidão (FORPRON) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) e totalmente vetorizada pelo Centro de Adestramento – Sul (CA-Sul), que deu toda dinâmica necessária à ação.

De acordo com o general de divisão Fábio Benvenutti Castro, comandante da 5ª DE, “o exercício encerra o ciclo de certificação da FORPRON, permitindo que essa força dissuasória possa combater sob condições restritas de visibilidade em operações ofensivas de grande intensidade, como a Operação de Abertura de Brechas”.

*Todas as imagens foram feitas à noite, com o uso de câmeras especiais

À noite, a iluminação proporcionada pelo luar contribuiu para o emprego eficaz dos óculos de visão noturna (OVN).

Tanto a força tarefa blindada, composta por três subunidades, e a força de oponente (FOROP), contaram com carros de combate Leopard 1A5BR, viaturas blindadas de transporte de pessoal M113BR e fuzileiros blindados.

Foi a primeira vez que uma operação desta magnitude foi realizada pelo Exército e ocorreu em uma área pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), excelente para desdobrar tropas blindadas, no município de Ponta Grossa (PR), e foi um grande passo para sedimentar o adestramento noturno no Exército Brasileiro.

Com informações e imagens da 5ª DE

3 Comentários

    • Sim, todas as VBC CC Leopard 1A5BR do EB estão equipadas com o sistema WBG Carl Zeiss de visão noturna e termal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here