Força Aérea Brasileira recebe primeiros EMB-312 Tucano modernizados

2
1357

Os quatro primeiros exemplares modernizados do turboélice de treinamento avançado da Embraer, o EMB-312 Tucano, foram entregues oficialmente para a instrução na Academia da Força Aérea (AFA).

Designados T-27M, os exemplares FAB 1383, FAB 1426, FAB 1439 e FAB 1446 foram transladados em voo em 9 de dezembro último para a sede da AFA em Pirassununga, interior do estado de São Paulo.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Baptista Jr., liderou a esquadrilha Trunfos a bordo do FAB 1446.

Numa primeira fase, a instrução na AFA será mantida com exemplares antigos e modernizados, mas em meados de 2022 espera-se que toda a frota d instrução seja composta apenas por aeronaves modernizadas.

O principal foco da modernização está no painel de instrumentos da aeronave que recebeu uma tela de cristal líquido colorido substituindo os instrumentos analógicos. Além disso, novos sistemas de comunicação e navegação adequaram a frota ao novo padrão de navegação pelo país, o RNAV e RNP.

A modernização vai abranger 43 exemplares e o programa deve ser encerrado em dezembro de 2022.

Além de ampliar a vida operacional do Tucano, que está em serviço desde 1983, a sua modernização facilitará a transição dos Aspirantes formados pela AFA para os caças A-29 Super Tucano e os aviões de transporte C-95M Bandeirante na Base Aérea de Natal, durante o curso de especialização que forma os futuros pilotos de caça e de transporte, respectivamente.

Até hoje, os alunos aprendem a voar um avião com cockpit analógico na AFA e depois convertem para o digital na Base Aérea de Natal. Agora, esse processo será muito mais facilitado.

2 Comentários

  1. Pelo volume de T27 ainda em operação mundo afora, eis aí uma excelente oportunidade para as OM’s no caso específico o PAMA-LS, faturar uma grana extra com a comercialização dos Kit’s ou mesmo ( o que seria mais interessante) a realização dos trabalhos. Muitas OM’s nos EUA ganham uma grana com essa modalidade. Recursos estes que são invertidos na própria OM.

    CM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here