Festa Nacional da Cavalaria

0
1574

Por Elígio Eliseu Prass

No dia de hoje, 14 de maio, ocorreu a tradicional festa anual em comemoração à Cavalaria do Exército Brasileiro, no Parque Osório, localizado na cidade de Tramandaí (RS). Este evento, a partir de agora, passará a ser denominado “Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma da Cavalaria”.

Esta comemoração, que não ocorreu nos anos de 2021 e 2022 devido à pandemia de covid-19, contou com a presença de um público de mais de 10.000 pessoas, envolvendo um grande efetivo de militares e viaturas do Comando Militar do Sul (CMS) e aeronaves e tripulações do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, prestigiou o evento acompanhado do comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, bem como de diversos oficiais generais das três Forças.

Como de praxe, diversas apresentações hípicas por parte do 3° Regimento de Cavalaria de Guardas (3° RCG), a unidade responsável direto pela solenidade, além dos blindados 6X6 VBR EE-9 Cascavel e VBTP Guarani do 8º Esquadrão de cavalaria Mecanizado (8° Esqd C Mec), VBC CC Leopard 1A5 do 4º Regimento de Carros de Combate (4° RCC) e VBTP-SL M113 BR do 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9° RCB), que constituíram a grande carga da cavalaria, com o apoio aéreo de aeronaves do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx).

Fotos: Elígio Eliseu Prass

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here