ÁREA DO CLIENTE

Falcão-Montanha – Infiltração aeromóvel em ambiente de montanha

No período de 17 a 21 de outubro, tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Aeromovel (1º Esqd C L – Amv) e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª Cia E Cmb L), participaram da “Operação Falcão-Montanha” na região de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais.

Durante a semana de atividades, o grupamento formado por 60 militares, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha, conduzido pelo 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), visando capacitar os militares a operarem em ambiente operacional de montanha.

A atividade foi coroada com a realização de uma operação simulada, em que a tropa de estagiários da 12ª Brigada de Infantaria Leve – Aeromóvel (12ª Bda Inf L – Amv), já adaptados, puderam colocar em prática o conhecimento adquirido nas instruções durante a realização de uma infiltração aeromóvel em ambiente de montanha, realizada no Campo Escola de Montanha, na região de Serra da Piedade, em Caeté (MG), a 1.746 metros acima do nível do mar.

A formatura de brevetação finalizou o intercâmbio, oportunidade em que os novos escaladores militares do Exército Brasileiro receberam o distintivo semicircular de Montanha.

A 12ª Bda Inf L (Amv) é uma tropa de emprego estratégico, integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON), apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de modo a conhecer as particularidades de cada região.

Fonte: 5º BIL
Fotos: soldado Almeida

COMPARTILHE

Uma resposta

  1. Legal.

    Na foto um militar com o “bracelete” CAATINGA condecorando um com MONTANHA

    “A 12ª Bda Inf L (Amv) é uma tropa de emprego estratégico, integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON), apta a atuar em qualquer região do Brasil.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *