FAB vai modernizar o T-25 Universal

A Força Aérea Brasileira (FAB) está conduzindo um programa de modernização para a sua frota de aeronaves Neiva T-25 Universal. O monomotor à pistão de asa baixa é usado na instrução básica da Academia da Força Aérea (AFA) desde 1978, mas ao longo deste período, também foi empregado na etapa avançada.

Sendo reconhecido como um “trator” voador pela sua robustez, característica necessária na instrução de alunos com pouca experiência de voo, o T-25 era o único avião usado no processo de formação e especialização do piloto militar que não tinha sido contemplado com uma modernização.

Na etapa avançada, o Tucano foi modernizado enquanto na especialização que acontece na Base Aérea de Natal, o A-29 Super Tucano e o C-95 apresentam um cockpit digital, enquanto o HB350 Esquilo está em fase de substituição pelo H125.

Em questionamento ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), ficou esclarecido que o programa de modernização está em curso e vai abranger 38 exemplares das variantes T-25A e T-25C com novos aviônicos de navegação e comunicação. Além disso, a maior parte dos instrumentos analógicos do painel do T-25 serão substituídos por um display colorido, à semelhança do que foi visto na modernização do Tucano, mantendo apenas alguns poucos analógicos como backup.

Apesar de não ter sido comentado em detalhes, por uma questão de padronização e logística, é provável que a aviônica seja a mesma usada no T-27M, que é o Garmin G600 HP TXi.

Painel atual do T-25A. Foto: João Paulo Moralez

Os trabalhos de modernização estão a cargo do Parque de Material de Lagoa Santa. No atual momento, a parte de engenharia já foi iniciada e incluiu a construção de um mock-up do cockpit, com a conclusão dos trabalhos no primeiro protótipo previstas para serem concluídas em 2024. O cronograma de entregas se estenderá até 2026.

Outra novidade é que a frota deverá passar por uma mudança no padrão de pintura, cujo padrão ainda está no processo de escolha.

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Comentários

13 respostas

  1. Caro e competentíssimo J. P. Moralez, pensando que o T-25 voou pela 1ª vez em 1966 entrando em serviço na FAB em 1971 como um treinador avançado (o T-23 Uirapuru era o primário) substituindo o lendário T-6 e os cadetes em início de aprendizado não podem evitar uns eventuais castigos na aeronave, seria bom que a FAB informasse por mais quanto tempo/horas de voo ela calcula que essas células podem se manter seguras p/ essa instrução primária, observando que pelo informado a parte estrutural não será mexida. Abraço.

    1. Tomara que eles incluam essas “features”:
      – capacete com supressor de ruído: sim, não faz parte da aeronave, mas precisa de um A20 ou semelhante;
      – pára-quedas de salto livre: por que aquele atual do Tangão não tem como sair, ta ali só pra apoio psicológico. Se der sorte de sair, o punho de metal vai parar nas costas e o piloto não consegue abrir o pára-quedas;
      – isolamento acústico do motor (redução de barulho)
      – um assento melhor, com melhor ajuste, para voar junto com o pára-quedas (como não é ejetável, dá pra colocar algo melhor);
      – compensador de aileron;
      – Aviônicos (esses já devem ser mudados, até porque tem um monte de opção pro Lycoming IO 540 no mercado)
      – GPS decente;
      – Rádios decentes;
      – e que consigam reduzir o peso para melhorar a performance.
      e não custa nada um PA cabrito 2 eixos.

  2. E a parte estrutural desses aviões ? Compensa ? com tantas aeronaves para instrução com motores mais modernos e econômicos !

    1. Esses aviões são highlander – passam por uma inspeção completa de célula no PAMALS e voltam pro voo. Não tem (mais, por hora) limite máximo de fadiga.
      Mas sim, acho que para instrução básica, pelo preço/custo, poderia ser um vetor novo.

  3. Fico feliz que o Universal continue firme e forte em atvidade. Trabalhei na série toda, primeiro como chapeador depois como mecânico preparador de voo. Salvo algum problema de corrosão, sua estrutura e muito resistente, super dimensionada.

  4. O substituto do Neiva T-25 Universal se chamava Novaer T-Xc, projeto do Sr. Joseph Kovács (Pai do Tucano). O primeiro voo do protótipo foi realizado em 22/08/2014, ou seja, praticamente dez anos atrás.

  5. Sério mesmo ?
    Não seria mais interessante, modernizar o T-27 e torná-lo o treinador universal?
    Se a FAB tivesse pensado nisso antes de doar vários T-27,s, teríamos uma grande quantidade de treinadores básicos !

  6. O T-25 entrou na instrução no segundo semestre de 1973, no CFPM, em Natal, em razão de os T-37 terem sido transferidos para a AFA.
    Os alunos voaram o T-23 na instrução primária e depois o T-25.
    Houve um pequeno atraso na entrega desses aviões.
    Eu voei o T-25, em Natal, em 1973.

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