A Força Aérea Brasileira (FAB) está conduzindo um programa de modernização para a sua frota de aeronaves Neiva T-25 Universal. O monomotor à pistão de asa baixa é usado na instrução básica da Academia da Força Aérea (AFA) desde 1978, mas ao longo deste período, também foi empregado na etapa avançada.
Sendo reconhecido como um “trator” voador pela sua robustez, característica necessária na instrução de alunos com pouca experiência de voo, o T-25 era o único avião usado no processo de formação e especialização do piloto militar que não tinha sido contemplado com uma modernização.
Na etapa avançada, o Tucano foi modernizado enquanto na especialização que acontece na Base Aérea de Natal, o A-29 Super Tucano e o C-95 apresentam um cockpit digital, enquanto o HB350 Esquilo está em fase de substituição pelo H125.
Em questionamento ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), ficou esclarecido que o programa de modernização está em curso e vai abranger 38 exemplares das variantes T-25A e T-25C com novos aviônicos de navegação e comunicação. Além disso, a maior parte dos instrumentos analógicos do painel do T-25 serão substituídos por um display colorido, à semelhança do que foi visto na modernização do Tucano, mantendo apenas alguns poucos analógicos como backup.
Apesar de não ter sido comentado em detalhes, por uma questão de padronização e logística, é provável que a aviônica seja a mesma usada no T-27M, que é o Garmin G600 HP TXi.
Os trabalhos de modernização estão a cargo do Parque de Material de Lagoa Santa. No atual momento, a parte de engenharia já foi iniciada e incluiu a construção de um mock-up do cockpit, com a conclusão dos trabalhos no primeiro protótipo previstas para serem concluídas em 2024. O cronograma de entregas se estenderá até 2026.
Outra novidade é que a frota deverá passar por uma mudança no padrão de pintura, cujo padrão ainda está no processo de escolha.
Respostas de 21
Caro e competentíssimo J. P. Moralez, pensando que o T-25 voou pela 1ª vez em 1966 entrando em serviço na FAB em 1971 como um treinador avançado (o T-23 Uirapuru era o primário) substituindo o lendário T-6 e os cadetes em início de aprendizado não podem evitar uns eventuais castigos na aeronave, seria bom que a FAB informasse por mais quanto tempo/horas de voo ela calcula que essas células podem se manter seguras p/ essa instrução primária, observando que pelo informado a parte estrutural não será mexida. Abraço.
Tomara que eles incluam essas “features”:
– capacete com supressor de ruído: sim, não faz parte da aeronave, mas precisa de um A20 ou semelhante;
– pára-quedas de salto livre: por que aquele atual do Tangão não tem como sair, ta ali só pra apoio psicológico. Se der sorte de sair, o punho de metal vai parar nas costas e o piloto não consegue abrir o pára-quedas;
– isolamento acústico do motor (redução de barulho)
– um assento melhor, com melhor ajuste, para voar junto com o pára-quedas (como não é ejetável, dá pra colocar algo melhor);
– compensador de aileron;
– Aviônicos (esses já devem ser mudados, até porque tem um monte de opção pro Lycoming IO 540 no mercado)
– GPS decente;
– Rádios decentes;
– e que consigam reduzir o peso para melhorar a performance.
e não custa nada um PA cabrito 2 eixos.
E a parte estrutural desses aviões ? Compensa ? com tantas aeronaves para instrução com motores mais modernos e econômicos !
Esses aviões são highlander – passam por uma inspeção completa de célula no PAMALS e voltam pro voo. Não tem (mais, por hora) limite máximo de fadiga.
Mas sim, acho que para instrução básica, pelo preço/custo, poderia ser um vetor novo.
Quantos T-25 ainda são usados pela FAB? Apenas esses 38?
Esse avião é igual ao A4, não acaba!
Fico feliz que o Universal continue firme e forte em atvidade. Trabalhei na série toda, primeiro como chapeador depois como mecânico preparador de voo. Salvo algum problema de corrosão, sua estrutura e muito resistente, super dimensionada.
O substituto do Neiva T-25 Universal se chamava Novaer T-Xc, projeto do Sr. Joseph Kovács (Pai do Tucano). O primeiro voo do protótipo foi realizado em 22/08/2014, ou seja, praticamente dez anos atrás.
Sério mesmo ?
Não seria mais interessante, modernizar o T-27 e torná-lo o treinador universal?
Se a FAB tivesse pensado nisso antes de doar vários T-27,s, teríamos uma grande quantidade de treinadores básicos !
T-27 já está modernizado meu amigo, leia o texto todo para opinar.
E para quê gastar uma grana danada nesse “Fusca” de asas ?
Absurdo !!
Colocar um cadete que nunca pilotou nada na vida nos comandos de uma aeronave turboélice, como o T-27, é algo que requer muito cuidado. E o T-27 é mais caro de operar e manter que o T-25. O mais adequado é mesmo algo como o T-25, avião à pistão, com desempenho modesto e que como essa modernização vai suprir a demanda tranquilamente. Depois da experiência adquirida no T-25, a próxima etapa é o T-27. Depois de formado, o novo Aspirante vai para o degrau seguinte, que é o A-29. Perceba que é uma sequência, com um crescimento de desempenho das aeronaves que acompanha o desenvolvimento e o crescimento das capacidades e conhecimentos do aluno.
Você é piloto então ? Ja voou o T-25 ?
Espero que caprichem na pintura!
Uma imagem triste e ir na AFA, e ver quantos cadetes morreram em acidentes aéreos, a minha pergunta é essa:
nessa modernização, vai ter cockpit com os bancos de ejetar para salvar os pilotos?
Claro que não vai ter assento ejetável. É para instrução básica.
O T-25 entrou na instrução no segundo semestre de 1973, no CFPM, em Natal, em razão de os T-37 terem sido transferidos para a AFA.
Os alunos voaram o T-23 na instrução primária e depois o T-25.
Houve um pequeno atraso na entrega desses aviões.
Eu voei o T-25, em Natal, em 1973.
Não teve perda auditiva, devido ao barulho descomunal que esse “trator” de asas deve fazer ?
Deus me livre !!!
Também voei em Natal em 1973, 2ºEIA. No final fui p o 1ºETA voar o C47 e depois o Bandeirante, onde tambem voamos os T-25 do ERA. Um excelente avião, apesar de ter pouca potencia p seu peso. Acho que 400HP seria o minimo p se tornar perfeito.
Existem comentarios aqui de pessoa que nem pilotos sabem e falando besteira. Da-nos paciencia.
Decisão sabia da FAB ,e um excelente treinador ,ainda mais modernizado …
A FAB através da celog ja produz pecas para o mesmo,sem contar com a vasta experiencia do PAMA LS ,aviões feito pra durar. O T-25 e o unico da FAB a ter de 80 a 90 % de disponibilidade por décadas
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