FAB recebe sua terceira aeronave E-99 modernizada

Mais uma aeronave E-99M foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento de entrega aconteceu nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Essa é a terceira unidade do avião que passa pela modernização e integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

Participaram da solenidade o presidente da COPAC, brigadeiro do ar Alan Elvis de Lima; o vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro; o chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC) e presidente da Comissão de Recebimento (CRA), coronel aviador Fernando Paes de Macedo; o gerente do Projeto E-99M na COPAC, tenente-coronel Aviador Marcones dos Santos Silveira; além de diretores, executivos e funcionários da Embraer e representantes das empresas parceiras.

O presidente da COPAC recordou que em meados de 2012 a FAB, fazendo valer sua tradição de manter-se atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas da aeronave E-99. “Hoje, a FAB recebe o terceiro E-99 modernizado, agora na versão mais atualizada denominada Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST-P), com mais de 90% das funcionalidades e requisitos implementados. Essa aeronave evidencia o progresso no projeto de modernização do E-99, inaugurando novos tempos na vanguarda da nobre missão de controle e alarme em voo, enchendo os nossos corações de esperança e realimentando o vigor que outrora fez diferença para o Brasil”, destaca o oficial-general.

O vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro, ressaltou a importância da entrega de mais uma aeronave modernizada. “É um momento de esforço conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer desde a concepção do projeto no início dos anos 2000 e depois na assinatura do contrato de modernização em 2012. Esta terceira aeronave representa a coroação do trabalho de muitas pessoas e propicia à FAB um melhor desempenho para o cumprimento de uma de suas funções constitucionais, que é a proteção e o controle do espaço aéreo nacional”, comenta.

O E-99 na FAB

Quando passou a integrar a frota de aeronaves da FAB, em 2002, o vetor era então denominado R-99A, que contemplava modernos equipamentos aeroembarcados e uma capacidade expressiva para a história da Instituição. Cumpriu diversas missões, voando por quase 30 mil horas em 18 anos. Neste período, vigiou do alto todo o território nacional. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da modernização.

Atualmente, a aeronave modernizada conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva. As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. As aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.

Texto: tenente Letícia Faria / Agência Força Aérea
Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

 

 

 

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Respostas de 4

    1. São 5 E-99.aeronaves Todos estão passando pela modernização. Tem mais 3 aeronaves, da versão de reconhecimento, denominada R-99. Esses 3 exemplares tb estão passando por um processo de modernização, diferente do processo dos E-99.

  1. Dos 5 E-99 3 foram Modernizados, FAB6700 o da matéria, FAB6703 e FAB6702.
    1 em modernização também na foto da matéria na EMBRAER o FAB6701 , 1 que teve a modernização de meia vida para a copa do Mundo de 2014 o FAB6704 em voo operacional. Quando entregarem o FAB6701 acredito que este FAB6704 deve ir para a modernização geral.

    Em operação 4 E-99 , 2 Modernizado , 1 Modernizado meia Vida e o entregue em Dezembro 20121 que deve fazer os voos de aceitação /Tripulação e ficar operacional no primeiro trimestre 2021

    1 R-99 já foi modernizado, entregue e está operacional o FAB6750 o FAB6752 está operacional , não sei se já foi modernizado. O FAB6751 deve aguardando ou já finalizando a modernização

    Fonte: Pesquisa nos sites especializados e acompanhamento nos sites se rastreio de aeronaves que tem os históricos dos voos.

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