Por Agência Força Aérea
A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu, no dia 02 de junho, o processo de recebimento de mais uma unidade da aeronave H-36 Caracal, na versão operacional, o FAB 8522. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolve a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, e permitiu a compra de 47 helicópteros.
O contrato prevê a montagem de unidades no Brasil, por meio do Consórcio AIRBUS/Helibras, cuja fábrica está localizada em Itajubá (MG). Com essa remessa, a FAB totaliza o recebimento de 13 aeronaves, com previsão de recebimento de mais dois vetores, em 2024 e 2025.
O FAB 8522, que já está sendo operado pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV), o “Esquadrão Falcão”, sediado em Natal (RN), traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas. O H-36 possui sistema de reabastecimento em voo, que vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois aumentará a autonomia em missões de longa distância.
“Esse recebimento demonstra o compromisso contínuo da FAB em modernizar sua frota e manter um alto padrão de prontidão operacional, garantindo a capacidade de resposta rápida e efetiva em emergências e nas operações militares de defesa do país”, pontuou o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), major-brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.
A nova unidade do Caracal está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare, dispositivos que “enganam” o sistema do armamento inimigo e protegem a tripulação.
Texto: tenente Aretha / COPAC
Fotos: coronel aviador Macedo / GAC-PAC
Respostas de 4
“… traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas. …”
Como assim? Tanto o 1°/8° GAV como o 3°/8° GAV já operam células do H-36 da versão operacional e equipadas com sonda REVO há vários anos.
Realmente o texto se refere a unidade recebida:
“O FAB 8522 (…) traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas.”
mas imagino que o tenente que escreveu a matéria gostaria de ter se referido à chegada do H-36.
How will the acquisition of another H-36 Caracal aircraft benefit the Brazilian Air Force’s operational capabilities?
Olá
Em quais esquadrões, matrículas, quantidades e ano de recebimento estão essas 13 aeronaves recebidas pela FAB?