FAB recebe a segunda aeronave E-99 modernizada

4
989

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira, 17 de dezembro, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAv), o Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAv, tenente-coronel aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo capitão aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

O Comandante do 2°/6° GAv ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Fonte: Capitão Wesley Martins Paz / Ala 2
Fotos: Sargento Leandro/ Ala 2

4 Comentários

  1. Puxa parabéns!!!

    Queria eu pertencer à FAB, mas….

    Esta aeronave é top, muito boa e de alta velocidade além de moderna.

    Se a FAB estiver com 18 unidades destas aeronaves, vai ser excelente para a vigilância do nosso espaço aéreo.

  2. Será que os E-99M receberam ou receberão o link-BR2 ?
    Parabéns a FAB, mas acredito que deveriam iniciar estudos para futura substituição dos E-99 por uma plataforma de maiores dimensões e quem sabe o desenvolvimento junto ao Ctex/IPQM de um radar aero-transportável nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here