FAB intercepta aeronave suspeita nos céus de Mato Grosso (destruída).

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (07), um avião de pequeno porte em voo irregular sobre o Mato Grosso.

A ação, planejada previamente com a Polícia Federal, teve início ainda na madrugada e envolveu aeronaves E-99 (Radar) e A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

O avião foi escoltado até o pouso, a cerca de 180 quilômetros ao Sul de Cuiabá (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações.

A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido, acompanhada pelo E-99 da FAB e, em seguida, pelo caça A-29, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Aeronave E-99 AEW&C do Esquadrão Guardião.

“É importante ressaltarmos a prontidão da FAB. Cumprimos todos os procedimentos da Defesa Aérea e tudo transcorreu perfeitamente”, disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam, em conjunto, a FAB e Órgãos de segurança pública.

O Embraer A-29 ST: matador de aeronaves do tráfico de drogas na Operação Ostium.
Pilotos caminhando para os seus A-29 ST na linha de voo: poder de abater aeronaves hostis .

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Para celebrar os feitos dos mais de 25 mil homens e mulheres brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, o...

Desde 1º de janeiro de 2023, o dr. Artur José Dian ocupa o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil do...

Comentários

5 respostas

  1. Reportagem mal redigida , foi abatido ou foi escoltado até o controle da PF ??? Tá contraditório o conteúdo

  2. Eu votei no Bolsonaro, até agora não me arrependo.
    Mas nós aqui, que sustenta a pirâmide social, não estamos sendo observado pelo governo atual, as coisas estão um absurdo de caro, principalmente os de primeira necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL