FAB intercepta aeronave com mais de meia tonelada de cocaína

0
1248

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quinta-feira, dia 08 de março, uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), no estado do Amazonas. As ações envolveram dois caças A-29 Super Tucano, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Por volta das 13h05 a aeronave, um bimotor, modelo Beechcraft B-58 Baron, foi abordado por um A-29, o qual aplicou as medidas de policiamento do espaço aéreo, passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão até ser ordenada a executar o pouso obrigatório em Porto Velho (RO), tudo sob a coordenação conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da PF.

Na sequência, o bimotor realizou pouso em uma área de pasto, onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os dois pilotos ocupantes da aeronave se evadiram, sendo que um deles foi preso posteriormente em flagrante pela PF. Na aeronave foram encontrados 578,5 quilos de cocaína.

O comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Nesse tipo de missão nós percebemos a importância do trabalho conjunto da FAB com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança. Ressaltando o comprometimento dos militares da FAB, que estão 100% envolvidos e dedicados a garantir uma navegação aérea segura. Contamos com uma estrutura e com profissionais que estão disponíveis 24h para executar esse tipo de missão”, destacou.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, e em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

Texto: tenente Iris / Agência Força Aérea
Fotos: Agência Força Aérea

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here