FAB adquire cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

Rede de radares contribuirá para aumentar a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em todo o território nacional; assinatura ocorreu durante a Airspace World, em Genebra

A empresa estratégica de defesa IACIT Soluções Tecnológicas e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta quarta-feira (8), na Suíça, um contrato para fornecimento de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido. A rede de radares ampliará a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribuirá com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional.

A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.

O documento foi assinado pelo presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira. O diretor-geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tenente-brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhou a cerimônia.

Combinando tecnologias em estado da arte, o RMT 0200 é capaz de fornecer informações sobre a localização e apoiar o monitoramento de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, em tempo real (nowcasting). Ele fornece dados minuciosos sobre formação e características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, informações cruciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.

O radar fabricado pela IACIT é o único radar meteorológico Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, em 2019.

Os radares adquiridos pelo DECEA farão parte de uma rede de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. Eles serão integrados ao sistema WEBRADAR, utilizado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), para a análise de dados, supervisão e operação de radares meteorológicos e apoio a operações de prestação de serviços de meteorologia aeronáutica como o VOLMET.

A implantação da rede de Radares Meteorológicos atende ao planejamento da CISCEA, órgão responsável pelo planejamento e implantação dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.

Para o presidente da IACIT, este contrato com a FAB ratifica a eficiência e a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela empresa, que em maio próximo completa 37 anos de atividades.

“O fornecimento desses cinco radares RMT 0200 reforça nossa parceria com a Força Aérea Brasileira, em especial com o DECEA, visando o contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de meios que contribuam para uma maior consciência situacional e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro”, disse Luiz Teixeira.

Da esq., Eliana Teixeira, diretora de RH da IACIT; major brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, vice-diretor do DECEA; tenente-brigadeiro do Ar Alcide Barbacovi, segurando uma maquete do Radar RMT 0200; Luiz Teixeira, presidente da IACIT; diretor de Marketing e Vendas da IACIT, Gustavo de Castro Hissi, diretor de Marketing e Vendas da IACIT, e o presidente do CISCEA, brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski (Foto: IACIT)

Fonte: IACIT

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Após um breve período de calmaria, que parecia que a tragédia ambiental no Sul estava chegando ao seu final, uma...

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma das mais avançadas tecnologias de imageamento por satélite. Isso será...

A IACIT fortaleceu sua posição no mercado ao estabelecer uma colaboração estratégica com a Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales, e a Meteomatics,...

A MBDA assinou uma emenda contratual com a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) para aumentar as capacidades técnicas...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL