Entre os dias 15 e 16 de abril, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou testes com o Rádio Transceptor Mallet Veicular TRC-1193V integrado à viatura blindada multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus e à viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani, para transmissão de voz e arquivos a 20 Km.
O rádio Mallet possibilita comunicação criptografada, informação em tempo real e superioridade tática no teatro de operações. Conferirá ao Exército Brasileiro (EB) a capacidade de coordenar tropas em tempo real no campo de batalha, facilitará a comunicação segura entre unidades, apoiará o planejamento e a tomada de decisões e monitorará operações com maior precisão e consciência situacional.



Apresenta, como diferencial em relação aos equipamentos convencionais, sistema de comando e controle (C2) embarcado, comunicações criptografadas e integradas para maior segurança e eficiência, consciência situacional em tempo real com emprego de mapas digitais e rastreamento de tropas, interoperabilidade, que viabiliza a integração com outros sistemas do EB, e mobilidade e proteção blindada, que combina tecnologia avançada à segurança da guarnição. É totalmente concebido e fabricado no Brasil e atende aos mais rigorosos requisitos das comunicações táticas.
O projeto de desenvolvimento, integração e operacionalização do equipamento, a cargo da Indústria de Material Bélico do Brasil – Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (IMBEL – FMCE) consiste na realização de testes para avaliação técnica e operacional para validação doutrinária.



O EB será dotado de material rádio digital capaz de prover infraestrutura de wi-fi para conexão com tablets e notebooks e que possibilitará maior rapidez e precisão na tomada de decisões, melhor coordenação nas operações militares, redução de riscos para a tropa, ampliação da capacidade de guerra centrada em redes e modernização da doutrina militar.
O equipamento, que aumentará a operacionalidade da Força Terrestre, é fruto do estímulo à inovação nacional e gerará empregos qualificados e tecnologia, ao reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros. Fortalecerá a autonomia estratégica, a soberania e o potencial de exportação de material de alto valor agregado, o que contribuirá para a projeção internacional do Brasil.

Fonte: CAEx
Respostas de 10
leigo….numa guerra tecnológica que faz parte do teatro confundir as comunicações a criptografia será o primeiro a ser aniquilado. Ja radio raiz analógico VHF/UHF/HF tem grandes chances de ser operacionalmente eficiente. Tenho visto vídeos de programas de computador que fazem a leitura das comunicações criptografadas.
Depende do tipo de Criptografia !
Sim, e criptografias de 128bits para cima é o ideal. Menos que isso, é um baita risco.
que praia é essa?
Marambaia, no Rio de Janeiro, onde fica o CAEx
A Digitel, aqui do RS, era uma fabricante nacional de rádios de comunicação de alta tecnologia. Os clientes eram todas asd operadoras de celular (Vivo, TIM, Claro, …) e militares. Concorria com Erickson, Huawei e outros, e tinha preço melhor. Usavam FPGA e algoritmos de modulação desenvolvidos pelo PeD dela. Trabalhei 7 anos lá. Faliu por volta de 2016, boa parte pela concorrência com as empresas Chinesas, cujos produtos eram fornecidos via financiamento do Banco da China pras operadoras de telefonia.
não entendi aonde entra a digital nisso?
A última foto ficou demais!!!
O nome da viatura é “guaicuru”, guaicurus é quando é mais que uma…
O nome oficial da VBMT 4×4 LMV-BR no EB é “Guaicurus”.
Veja mais detalhes: https://tecnodefesa.com.br/exercito-planeja-reduzir-o-numero-dos-guarani-para-obter-mais-guaicurus/