Durante os dias 04 a 08 de novembro, militares da Diretoria de Fabricação (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizaram os testes de engenharia com o “Demonstrador de Tecnologia” da integração do sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4 e acessórios à viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) M113BR, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx).
Os testes tiveram como objetivo verificar as soluções propostas pela empresa ARES Aeroespacial e Defesa , onde foi possível identificar novas capacidades da VBTP M113BR obtidas a partir da integração do SARC REMAX 4, de módulos optrônicos para o motorista e de um conjunto adicional de baterias.
Como ainda não há previsão de curto prazo para a obtenção de viaturas blindadas de combate de fuzileiros (VBC Fuz) pelo Exército Brasileiro, a proposta de integração do SARC REMAX 4 e de acessórios ao M113BR surge como uma possível solução intermediária às necessidades atuais da Força Terrestre, permitindo o aumento do poder de combate desta viatura.
Fonte: Diretoria de Fabricação
Respostas de 26
quer ver que o EB não vai comprar novos vbc fuz pra ficar com o M113 com Remax
se não tem intenção de adquirir novas vbc fuz no curto prazo pq abriu uma licitação ,essa é minha dúvida
Pq geralmente as compras como sabemos são demoradas e as entregas demoram mais ainda então para manter o exercício sempre em prontidão em questões tecnológicas, faz essas modificações
Eu conheci o m113 no exército no ano de 76 a80 no terceiro regimento de carros de combate. O vtp quer dizer viatura de transporte pessoal e também ele é anfíbio
Ele ten dentro para o motorista uma direção que se chama mancho um pedaço que é o acelerador, e Un pedal de freio. A aliança de marcha fica au lado direito do motorista não me lembro se são 13 marchas de velocidades. São 20 guereros e 1 comandante da viatura que fica na parte de cima com a ponto 50. Eu fui motorista do M41A3 modelo e meridiano canhão 76 milênios. E era também sobre largadas. Ele também tinha 1 macho e 5 marchas 1 primeira, 2segunda acima de 60 RPM entrava a fantasma e tinha a RÉ e também fazia o rodopio. Minha arma era de cavalaria brindada. Obrigado por ter mudado está oportunidade de falar do meu Regimento com muito orgulho..
Não seria VBTP e não VBC?
Modernizaram uma boa quantidade de M113 que são os M113BR, perdi a conta… terão ainda um bom tempo de serviço do EB , certamente valerá a pena está 2° modernização de uma quantidade destes que tiveram até motor mexido para aumentar potência.
O recarregamento será de dentro da viatura?
Sou leigo no assunto mas achei uma ideia excelente e o M113BR com essa remax em cima ficou nota dez !! 😁🇧🇷👏
Prezado Paulo,
Seria possível a integração de um canhão de 20mm à REMAX?
Ela não foi projetada para isso, caso se deseje, poderia aproveitar o projeto, mas desenvolvendo uma nova SARC, porem o calibre maior definido pelo EB é o 30x173mm e para ele já existe a UT30.
Paulo Bastos,Boa Noite para o senhor
poderia me responder se a poderia ser acoplado na REMAX 4 missil anti carro tipo o MAX
Uma outra grande oportunidade, seria equipar os M113 com a TOCR-30 mm, e mísseis Max.
A plataforma M113 é muito versátil e o EB possui quantidades expressivas.
Só para avisar que só a torre TORC-30 pesa, sozinha, mais de duas toneladas. Dez vezes mais que a REMAX 4.
Acredito que o M113 não tenha estrutura para suportar essa torre.
Fora que o blindado foi atualizado para permitir acompanhar o Guarani.
Nem imagino a perda de desempenho colocando uma torre desse porte no veículo americano.
Sou fã de carteira desse veículo.
É inacreditável o que esse pequeno cubo de aço é capaz.
Mesmo sendo um projeto de 60 anos ele ainda consegue ser versátil, capaz de receber inúmeras melhorias e equipamentos.
Não me espantaria se daqui 20 ou 30 anos ainda estiverem na ativa.
Tinha que automatizar esses veículos, torná-los remotamente controlados e encher de recursos.
Mísseis MS1,2, Remax, Radar M20, e por aí vai.
Lança de KC_390 no teatro de operações simulados e analisa.
Façam versões deste veículo com o sistema Armadilho da MAC Jee. Analisem tbm.
Servimos no 1°RCC no ano de 1985
Esquadrão de Comando
Pelotão de Comando.
Soldado 511 Luiz
Então, remodelar um equipamento já ultrapassado, não parece inteligente, esteira limita velocidade. Fico com a mobilidade dos equipamentos 8×8 e6x6!
Um por pelotão pelo menos. total 72.
Concede capacidade noturna e maior precisao de fogo
Fui motorista do VBTP M113 .NO 29⁰ BIB SANTA MARIA RS
Cabo Jorge 1987 a 19991
1⁰ companhia COBRA .
o M113 anfíbio sob lagarta .carro muito bom .
Apreciei muito a solução tecnológica modernizadora trazida pelo SARC REMAX 4 ao VBTP M113BR.
E pergunto aos especialistas o que há de tão aprimorado no VBC Fux para serem mantidos os planos para sua aquisição pelo EB e em qual quantidade, mesmo após a essa solução modernizadora ao VBTP M113BR ?
Excelente iniciativa ainda mais que modernizaram mais de 380 M-113 elevando ao padrão M-113BR.
Fora que a torre pode ser reaproveitada tanto nos Guaranis quanto nos Guaicurus.
Além disso, fomenta a produção e a empresa.
Cara e não é que ficou top
Sou contra, pode colocar Sarc Remax, o M-113 jamais será um VBC FZ, embora o M-113 tenha suas qualidades os defeitos apresentados o tiram da vanguarda da guerra moderna, se tivesse que colocar SARC no M-113 que tivesse feito em seu programa de modernização que não faz muito tempo que foi concluído, impressionante como sempre arrumam uma desculpa de gastar dinheiro nessa plataforma, é fácil defender o que conhece, quero ver manter argumento depois de conhecer plataformas como Bradley, Ascod ou CV90, fica claro que sou a favor de adquirir uma viatura nova pois preservo o valor da vida humana e os militares em operação merecem operar os meios mais seguros possíveis.
Rafael vc só esqueceu de dar atenção a realidade vivida no Brasil desde sempre quando se fala em forças armadas e aquisições. O EB, pra variar ,está fazendo o que dá com o que tem uai. E sabe se que mudanças de visão e atitude, forma de agir com os recursos, demandam tempo e isso passa por política nacional no que tange a distribuição de recursos e passa pela adm dos mesmos pelas três forças as quais ,sabemos, gastam mais de 70% com salários/pensões etc.
Não vou entrar nesse papo de gasto de pessoal que não leva a lugar algum, já tivemos oportunidade de adquirir outras plataformas em uma situação bem mais segura que essa agora, falta de recursos está na moda e vira desculpa para se contentar com tamanha falta de planejamento a longo prazo, o Bradley via FMS era o plano mais pé no chão para o Brasil e cabia no nosso bolso….Nada contra usar o M-113, o problema é querer usa-lo em FT Blindada em 2024 e pelo visto até 2030/2035.
Mas…..é o que tem pra hoje aceitemos ou não!!!