Exército testa M113BR com REMAX 4

Durante os dias 04 a 08 de novembro, militares da Diretoria de Fabricação (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizaram os testes de engenharia com o “Demonstrador de Tecnologia” da integração do sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4 e acessórios à viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) M113BR, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

Os testes tiveram como objetivo verificar as soluções propostas pela empresa ARES Aeroespacial e Defesa , onde foi possível identificar novas capacidades da VBTP M113BR obtidas a partir da integração do SARC REMAX 4, de módulos optrônicos para o motorista e de um conjunto adicional de baterias.

Como ainda não há previsão de curto prazo para a obtenção de viaturas blindadas de combate de fuzileiros (VBC Fuz) pelo Exército Brasileiro, a proposta de integração do SARC REMAX 4 e de acessórios ao M113BR surge como uma possível solução intermediária às necessidades atuais da Força Terrestre, permitindo o aumento do poder de combate desta viatura.

Fonte: Diretoria de Fabricação

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Respostas de 26

    1. Pq geralmente as compras como sabemos são demoradas e as entregas demoram mais ainda então para manter o exercício sempre em prontidão em questões tecnológicas, faz essas modificações

  1. Eu conheci o m113 no exército no ano de 76 a80 no terceiro regimento de carros de combate. O vtp quer dizer viatura de transporte pessoal e também ele é anfíbio
    Ele ten dentro para o motorista uma direção que se chama mancho um pedaço que é o acelerador, e Un pedal de freio. A aliança de marcha fica au lado direito do motorista não me lembro se são 13 marchas de velocidades. São 20 guereros e 1 comandante da viatura que fica na parte de cima com a ponto 50. Eu fui motorista do M41A3 modelo e meridiano canhão 76 milênios. E era também sobre largadas. Ele também tinha 1 macho e 5 marchas 1 primeira, 2segunda acima de 60 RPM entrava a fantasma e tinha a RÉ e também fazia o rodopio. Minha arma era de cavalaria brindada. Obrigado por ter mudado está oportunidade de falar do meu Regimento com muito orgulho..

  2. Modernizaram uma boa quantidade de M113 que são os M113BR, perdi a conta… terão ainda um bom tempo de serviço do EB , certamente valerá a pena está 2° modernização de uma quantidade destes que tiveram até motor mexido para aumentar potência.
    O recarregamento será de dentro da viatura?

    1. Ela não foi projetada para isso, caso se deseje, poderia aproveitar o projeto, mas desenvolvendo uma nova SARC, porem o calibre maior definido pelo EB é o 30x173mm e para ele já existe a UT30.

  3. Uma outra grande oportunidade, seria equipar os M113 com a TOCR-30 mm, e mísseis Max.
    A plataforma M113 é muito versátil e o EB possui quantidades expressivas.

    1. Só para avisar que só a torre TORC-30 pesa, sozinha, mais de duas toneladas. Dez vezes mais que a REMAX 4.
      Acredito que o M113 não tenha estrutura para suportar essa torre.
      Fora que o blindado foi atualizado para permitir acompanhar o Guarani.
      Nem imagino a perda de desempenho colocando uma torre desse porte no veículo americano.

  4. Sou fã de carteira desse veículo.
    É inacreditável o que esse pequeno cubo de aço é capaz.
    Mesmo sendo um projeto de 60 anos ele ainda consegue ser versátil, capaz de receber inúmeras melhorias e equipamentos.
    Não me espantaria se daqui 20 ou 30 anos ainda estiverem na ativa.

  5. Tinha que automatizar esses veículos, torná-los remotamente controlados e encher de recursos.
    Mísseis MS1,2, Remax, Radar M20, e por aí vai.
    Lança de KC_390 no teatro de operações simulados e analisa.
    Façam versões deste veículo com o sistema Armadilho da MAC Jee. Analisem tbm.

  6. Então, remodelar um equipamento já ultrapassado, não parece inteligente, esteira limita velocidade. Fico com a mobilidade dos equipamentos 8×8 e6x6!

  7. Apreciei muito a solução tecnológica modernizadora trazida pelo SARC REMAX 4 ao VBTP M113BR.
    E pergunto aos especialistas o que há de tão aprimorado no VBC Fux para serem mantidos os planos para sua aquisição pelo EB e em qual quantidade, mesmo após a essa solução modernizadora ao VBTP M113BR ?

  8. Sou contra, pode colocar Sarc Remax, o M-113 jamais será um VBC FZ, embora o M-113 tenha suas qualidades os defeitos apresentados o tiram da vanguarda da guerra moderna, se tivesse que colocar SARC no M-113 que tivesse feito em seu programa de modernização que não faz muito tempo que foi concluído, impressionante como sempre arrumam uma desculpa de gastar dinheiro nessa plataforma, é fácil defender o que conhece, quero ver manter argumento depois de conhecer plataformas como Bradley, Ascod ou CV90, fica claro que sou a favor de adquirir uma viatura nova pois preservo o valor da vida humana e os militares em operação merecem operar os meios mais seguros possíveis.

    1. Rafael vc só esqueceu de dar atenção a realidade vivida no Brasil desde sempre quando se fala em forças armadas e aquisições. O EB, pra variar ,está fazendo o que dá com o que tem uai. E sabe se que mudanças de visão e atitude, forma de agir com os recursos, demandam tempo e isso passa por política nacional no que tange a distribuição de recursos e passa pela adm dos mesmos pelas três forças as quais ,sabemos, gastam mais de 70% com salários/pensões etc.

      1. Não vou entrar nesse papo de gasto de pessoal que não leva a lugar algum, já tivemos oportunidade de adquirir outras plataformas em uma situação bem mais segura que essa agora, falta de recursos está na moda e vira desculpa para se contentar com tamanha falta de planejamento a longo prazo, o Bradley via FMS era o plano mais pé no chão para o Brasil e cabia no nosso bolso….Nada contra usar o M-113, o problema é querer usa-lo em FT Blindada em 2024 e pelo visto até 2030/2035.

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