ÁREA DO CLIENTE

Exército socorre população atingida pelo ciclone

A mão amiga do Exército auxiliando a população quando ela precisa de verdade.

Na noite da última quinta-feira, dia 15 de junho, a passagem de um ciclone extratropical, com ventos de mais de 100 km/h e chuvas que passaram dos 200 milímetros em 24 horas em alguns locais, com muitos alagamentos e deslizamentos de terra, provocou grande destruição no Sul do país, causando (até o momento) a morte de 13 pessoas (com quatro ainda desaparecidas), 3.713 pessoas desabrigadas e, 697 desalojadas. Logo nas primeiras horas da madrugada do dia seguinte militares do Exército Brasileiro (EB), coordenados pelo Comando Militar do Sul (CMS), iniciaram diversas operações para auxiliar a população, em conjunto com a Defesa Civil

Já na madrugada do dia 16, Em Montenegro (RS), um Pelotão de Fuzileiros do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BI Mtz), o “Batalhão Passo da Pátria”, de Sapucaia do Sul (RS), foi deslocado para o centro da cidade, região bastante afetada pelas as chuvas. Os moradores que tiveram suas residências inundadas pelas águas estão sendo resgatados e transportados para os abrigos disponibilizados pela prefeitura municipal.

No inicio da manha, militares do 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), de Lages (SC), que trabalham nas obras na BR-116, em Barra do Ribeiro (RS), apoiaram a Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal na desobstrução da rodovia, após a queda de diversas árvores, alagamentos e deslizamentos de terra, auxiliando no restabelecimento da via.

Militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BI Mtz), o “Batalhão da Serra”, de São Leopoldo (RS), auxiliou nos resgate aos moradores da cidade atingidos pelos alagamentos e realizou o seu transporte para o Ginásio Municipal. Os militares ajudaram famílias nos bairros Campina, Feitoria, Santos Dumont e Vicentina.

Já em Esteio (RS), no bairro São Sebastião, pelos menos 100 pessoas que estavam ilhadas em suas casas, foram resgatas por dois militares do 18º BI Mtz. Eles estavam indo para o Ginásio do município transportar colchões, quando receberam o pedido de ajuda.

Em Porto Alegre (RS), militares do 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE), trabalham em operação conjunta com o Corpo de Bombeiros na triagem de roupas e alimentos, na Central de Doações da Defesa Civil, que estão sendo encaminhamos para os abrigos e ginásios da região, e o transporte e distribuição de mais de 3.000 cestas ficou ao encargo do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG) e 18° BI Mtz.

[videopack id=”48690″]http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Mao-Amiga-na-tragedia.mp4[/videopack]

Com informações do Comando Militar do Sul

COMPARTILHE